[006] Memória: "Jogos Olímpicos Rio 2016", Rio de Janeiro, Brasil, 2016 [2016]

 

   A nação brasileira vive atualmente um misto de sentimentos capaz de desconsertar o mais experiente psicólogo, e isso deve-se à grande revolução social, política, além, é óbvio, da grande movimentação esportiva que ocorre por aqui.

    Aquilo que sempre nos marcou profundamente, tal como a corrupção e o nosso "jeitinho" estão colocados em cheque como nunca se viu, debatidos em toda roda de conversa e surpreendentemente, sistematicamente combatidos; nossa política está em ebulição, reflexo bilateral dos efeitos da corrupção; nos esportes nunca estivemos em tais posições: organizamos brilhantemente dois dos dois maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas, porém, nossa maior expressão esportiva e cultural, a Seleção Brasileira de Futebol, anda muito mal das pernas - literalmente.

   Um misto de esperança, fé, dúvida, baixa autoestima, vitórias, tristezas, alegrias... Enfim, realmente vivemos numa época que poucos duvidavam que viveríamos, tanto negativamente, quanto positivamente. 

   Pois é, estamos aqui, lisonjeiramente de camarote assistindo, influenciando e sofrendo com tudo que ocorre. Vamos ver onde isso vai parar.

    Nota. Tenho ouvido muitas criticas sobre o fato do Sul (região da minha terra natal, Paraná, Curitiba) não ter sido representada na abertura e sequer no encerramento do evento olímpico Rio 2016. Pois é, mas se nós não valorizarmos a nossa cultura, por exemplo, torcendo para os nossos times de futebol e não se envergonhando do nosso "E" ao final do leitE, não deveremos esperar que os o façam por nós. 


Classificação: Cinco Narigadas

Comentários