Filme (2.5:) "Um Homem Chamado Cavalo", EUA, 1970 [2016]

Lançamento em 1970
Direção de Elliot Silverstein
Elenco com Richard Harris,
Judith Anderson, Corinna Tsopei
Gêneros Drama

Nacionalidade EUA

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, torresmo, sábado 23:00

     O faroeste certamente é um  dos gêneros mais tradicionais do cinema norte-americano - dos EUA, propriamente dito - e este "Um Homem Chamado Cavalo" que é baseado no baseado no conto A Man Called Horse, de 1968, do livro Indian Country de Dorothy M. Johnson (wiki) é um interessante represente desta modalidade cinematográfica.

   O homem, aquele chamado de cavalo pelos indígenas da tribo Sioux, é interpretado pelo renomado ator Richard Harris (sua última interpretação foi no filme "Harry Potter e a Câmara Secreta"!) e sua atuação é com certeza ponto alto desta aventuresca produção. 

   Todavia, o destaque mais surpreendente é a forma como são apresentadas as tradições e comportamentos da cultura indígena da tribo Sioux, no qual assistindo-se o filme é capaz de se compreender facilmente como funciona a dinâmica de sucessão, casamentos, de poder, enfim, da vida cotidiana daquela tradicional tribo indígena americana. Sem dúvida o ponto mais alto da produção.

  Infelizmente nem tudo é flor, e justamente é um indígena, ou melhor, a atriz que interpreta a indígena Running Deer, a miss universo grega Corinna Tsopei, que acaba contando muitos pontos negativos à produção. Isso ocorre pois logo na primeira aparição da personagem sua beleza destoa muito de todos os demais personagens, revelando que ela terá grande importância na trama e, obviamente, um affair Richard Harris, o mocinho. 

   No demais a história e a fotografia do filme são excelentes. 

   Inclusive, em 1976 o filme teve uma continuação, também com Richard Harris: "A Vingança de um Homem chamado cavalo". Ainda por conferir!
Classificação: Duas Narigadas!

Comentários