Filme (2.0): "A Viagem de Meu Pai", França 2015 [2016]



Lançamento em 2015
Direção de Philippe Le Guay
Elenco com Jean Rochefort, Sandrine Kiberlain, Anamaria Marinca
Gênero Drama
Nacionalidade França

    Jakson Böttcher e sua Flor
Shopping Novo Batel, Domingo, às 20:20

    Jean Rochefort, renomado ator francês, interpreta neste "A Viagem de Meu Pai" o personagem do pai com agravantes problemas de memória que faz uma triste viagem para reencontrar sua filha mais nova.

    A história é realmente triste e até certo ponto chocante, principalmente do ponto da vista da filha mais velha - interpretada pela excelente Sandrine Kiberlain - e que talvez tenha o principal mérito de levantar a discussão da obrigação dos filhos perante os seus velhos pais. Inclusive, a filha faz aquilo que deve ser o mais correto a feito: apoia o seu pai em todos momentos, fazendo de tudo para que tenha uma vida digna.

   Tecnicamente a produção é muito boa, com destaque para as transições de memórias do pai, que passando de uma de lembrança para outra emprega uma agilidade impressionante à produção, porém, algo incomoda muito: a interpretação de Jean Rochefort. 

   Acredita-se que a França se sentiria insultada caso tivesse conhecimento de uma crítica negativa à atuação de Rochefort, mas sua performance realmente incomoda. Na real, é de se imaginar que um velhinho como ele devesse ser muito carismático e que sua ingenuidade envolvesse o público, mas, isso não ocorre. Suas interpelações às moças que o cuidam não são legais e sempre parecem forçadas. Enfim, pode ser uma opinião pessoal deste reles mortal, mas Rochefort estraga o filme. 

   Infelizmente.
Classificação: Duas Narigadas!

Comentários