Curta (4.0): "Paixão Nacional", Curitiba, Paraná, Brasil, 2016 [2016]



Lançamento em 2016
Direção de Jandir Santin
Com Maicon Douglas, Guilherme Chalegre e Clarissa Nigbier
Gênero Drama, Curta-metragem

Nacionalidade Curitiba, Paraná, Brasil

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 09:11

    Logo depois do meio do ano a cidade de Curitiba começa a ficar florida pelos Ipês Amarelos e também sonoramente agradável pelo início do canto dos sabiás, marcando o início do fim do inverno e começo de uma época de calor e, aproveitando este bom momento este blog de cinema tradicionalmente (2012, 2014) tece comentários de uma produção local, curitibana de preferência.

   Apresentado no jornal local da cidade, a Gazeta do Povo, esta produção faz jus a temporada do ano que se inicia: "Paixão Nacional", dirigido e produzido pelo cineasta Jandir Santin é o representante local da vez.

   
    A história apresentada por Santin suscita a discussão de um velho problema brasileiro, que configurado como uma luta social - os financeiramente ricos versus os necessitados, ou vice-versa - também trata-se de uma batalha moral enfrentada pela maioria dos brasileiros, que a cada dia precisam escolher entre divertir-se, proteger-se ou até mesmo simplesmente sobreviver. No caso, a personagem Pele é este brasileiro.

   Apesar do forte conteúdo social, a produção não usa o velho clichê "do morador da favela, que precisa escapulir da moral para sobreviver"; pelo contrário! A história é capaz de convencer o expectador que existe se pode ter fé na raça humana. Sério! 

   Bom, "Paixão Nacional" surpreende por conseguir retratar um problema social tão grave, de uma forma sensível, contundente e convincente. 

   E viva o cinema nacional!
Classificação: Quatro Narigadas!

Comentários