Filme (3.0): "Pardais", Islândia, Dinamarca, Croácia, 2015 [2016]


Lançamento em 2015
Direção de Rúnar Rúnarsson
Elenco com Atli Oskar Fjalarsson, Ingvar Eggert Sigurðsson, Nanna Kristín Magnúsdóttir
Gênero Drama
Nacionalidades Islândia, Dinamarca, Croácia   

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá e torresmo, às 17:37
     
     Os desafios enfrentados para curtir um filme "diferente", digamos, fora do circuito comercial tradicional, são muitos, e este "Pardais" foi garimpado na lista do festival de Cinema de São Paulo, edição 2015, festival que inclusive premiou a produção islandesa como o "Melhor Roteiro".

   Encontrar o filme é um dos desafios, que no caso já foi superado.

   Pois bem, a história tem uma premissa muito comum: depois de uma decisão da mãe, um jovem vai morar com o pai na Islândia retornando para sua cidade natal, local onde enfrentará dificuldades de relacionamento típicas de um adolescente, porém, polêmicos e excêntricos elementos são incluídos, que acabam desviando o curso normal dos personagens, deixado-a interessante, polêmica e emocionante.

   Certo, mas porque "Pardais"? Outro desafio!

   Pesquisando um pouco do comportamento típico do pássaro pardal, percebe-se que a analogia com o filme se dá em relação à forma como estes pássaros se organizam como sociedade, organização chamada gregarismo, no qual agrupam-se em sociedades mais ou menos estruturadas, permanentes ou temporárias, visando a proteção dos indivíduos que a compõem (wikipedia). Em suma, esta é realmente uma boa explicação para a forma como o personagem principal vive. 

   "Pardais" realmente é bacana, e os desafios para encontrá-lo e entende-lo é realmente recompensador.
Classificação: Três Narigadas!

Comentários