Pular para o conteúdo principal

Filme (2.0): "Meu Amigo Hindu", Brasil, 2016 [2016]


Lançamento em 2016
Direção de Hector Babenco
Elenco com Willem Dafoe, Maria Fernanda Cândido, Bárbara Paz
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil      

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 09:11
Atualizado 13/07/2016 - Falecimento de Hector

    Hector Babenco, renomado diretor brasileiro (naturalizado, pois de nascença é argentino), escreveu e dirigiu este relato autobiográfico "livremente contado", conforme afirma ele próprio.

    A história é de superação, que interpretada por Willem Defoe relata os dias de um doente que sofre de câncer em estágio terminal e decide despedir-se dos amigos antes de submeter-se a uma cirurgia arriscada. Na jornada, conhece um menino - o tal Hindu - que de alguma torna mais agradável sua estada no hospital dos EUA.

   O potencial de dramatização é enorme, porém Babenco consegue usar Defoe muito bem, e este ponto negativo o filme não tem, ou seja, o personagem consegue transitar pela doença, despedir-se dos amigos e queridos e enfrentar os hospitais de forma corajosa e até mesmo educativa, mostrando que os desafios são superáveis.

   Todavia, o que circunda Defoe é ruim. A interação dele com os demais personagens, que na maioria são interpretados por renomados atores brasileiros é muito ruim, com destaques para os amigos e médico. O que salva é a atuação de Bárbara Paz, que no final do filme faz uma performance que acaba salvando a produção.

   Enfim, Babenco obtém sucesso ao contar uma importante fase de sua vida, porém, como filme, como arte, seu valor é questionável.

   Abaixo segue a lista de filmes dirigidos por Babenco.

2016 - Meu Amigo Hindu
2007 - O Passado
2003 - Carandiru
1998 - Coração iluminado
1990 - Brincando nos campos do Senhor
1987 - Ironweed
1984 - O beijo da mulher-aranha
1980 - Pixote, a lei do mais fraco
1977 - Lúcio Flávio, o passageiro da agonia
1975 - O rei da noite

_________________________
É, foi-se Babenco. Felizmente ficou a obra.

Classificação: Duas Narigadas!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Oscar 2023

Do tapa ao topo Oscar 2023! Gosto muito de fazer listas: filmes, cinema, premiações, festivais, enfim, tudo que é possível ordenar e classificar pode ser objeto da minha obsessão por organizar, ou seja, é isso, uma vontade de sempre enxergar de forma organizada aquilo que eu quero ver e mostrar.  Na arte do cinema, quando chega o período do Oscar, Festival de Gramado, Mostra de São Paulo, Olhar de Cinema, Festival de Cannes, Festival de Veneza, Festival de Berlin, tudo vira lista, e como agora estamos às portas da maior premiação do cinema do mundo (dos Estados Unidos?), nada como uma boa listinha com palpites. Enfim, vamos até ela. Regras da lista: Filmes ordenados por ordem decrescente da minha preferência; Em negrito indico o meu palpite do vencedor; Em itálico indico o filme que eu não assisti. MELHOR FILME Top Gun: Maverick Avatar: O Caminho da Água Os Fabelmans Triângulo da Tristeza Nada de Novo no Front Os Banshees de Inisherin Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo Tár Entre Mulhe