Filme (2.0): "Meu Amigo Hindu", Brasil, 2016 [2016]


Lançamento em 2016
Direção de Hector Babenco
Elenco com Willem Dafoe, Maria Fernanda Cândido, Bárbara Paz
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil      

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 09:11
Atualizado 13/07/2016 - Falecimento de Hector

    Hector Babenco, renomado diretor brasileiro (naturalizado, pois de nascença é argentino), escreveu e dirigiu este relato autobiográfico "livremente contado", conforme afirma ele próprio.

    A história é de superação, que interpretada por Willem Defoe relata os dias de um doente que sofre de câncer em estágio terminal e decide despedir-se dos amigos antes de submeter-se a uma cirurgia arriscada. Na jornada, conhece um menino - o tal Hindu - que de alguma torna mais agradável sua estada no hospital dos EUA.

   O potencial de dramatização é enorme, porém Babenco consegue usar Defoe muito bem, e este ponto negativo o filme não tem, ou seja, o personagem consegue transitar pela doença, despedir-se dos amigos e queridos e enfrentar os hospitais de forma corajosa e até mesmo educativa, mostrando que os desafios são superáveis.

   Todavia, o que circunda Defoe é ruim. A interação dele com os demais personagens, que na maioria são interpretados por renomados atores brasileiros é muito ruim, com destaques para os amigos e médico. O que salva é a atuação de Bárbara Paz, que no final do filme faz uma performance que acaba salvando a produção.

   Enfim, Babenco obtém sucesso ao contar uma importante fase de sua vida, porém, como filme, como arte, seu valor é questionável.

   Abaixo segue a lista de filmes dirigidos por Babenco.

2016 - Meu Amigo Hindu
2007 - O Passado
2003 - Carandiru
1998 - Coração iluminado
1990 - Brincando nos campos do Senhor
1987 - Ironweed
1984 - O beijo da mulher-aranha
1980 - Pixote, a lei do mais fraco
1977 - Lúcio Flávio, o passageiro da agonia
1975 - O rei da noite

_________________________
É, foi-se Babenco. Felizmente ficou a obra.

Classificação: Duas Narigadas!



Comentários