Filme (2.0): "Jogo do Dinheiro", EUA, 2016 [2016]


Lançamento 2016
Direção de Jodie Foster
Elenco com George Clooney, Julia Roberts, Jack O'Connell
Gênero Suspense
Nacionalidade EUA     

    Jodie Foster certamente é umas atrizes norte americanas mais conhecidas do cinema, principalmente pelo fato de ter protagonizados interessantes filmes: "Taxi Driver", "Silencio dos Inocentes" [1991], "Mentes que Brilham" [1991], "Maverick" [1994], "Contato" [1997], "O Quarto do Pânico" [2002], "Elysium" [2013], sendo estes destacados dentro de quase três dezenas de filmes!

   Agora, o que surpreende são os filmes que dirigiu, que numa lista bem menor que aqueles que atuou, também são qualitativamente inferiores, caso deste "Jogo do Dinheiro", além de "Um Novo Despertar" [2011] , "Feriados em Família" [1995] e  "Mentes que Brilham" [1991].

   É possível considerar o desenrolar da história deste "Jogo do Dinheiro" como o girar de uma bola quadrada, no qual o excesso de arestas e sequências muito mal resolvidas não permitem que o filme desenvolva-se fluentemente. O maior destaque negativo ocorre no final quando do encontro do "vilão" - o presidente da empresa falida - com os "mocinhos" do filme, numa solução muito pouco convincente e praticamente impossível.

    Todavia, e felizmente há o que se tirar de positivo desta produção, a história mostra mais uma vez que o mercado financeiro não se trata de um inocente jogo, principalmente pelo fato das regras serem geridas, criadas e alteradas justamente pelos mais interessados - governos e empresas - de modo que o ônus invariavelmente sobra para os investidores, que por fim, são os que detém e que "apostam" e perdem o seu dinheiro.

   Por fim, a lição que fica é que quando alguém perde no mercado financeiro, quase que sem variação este alguém será o pequeno investidor, que de posse de parcas informações poderá ser facilmente ludibriado.

  Fica a dica. Mesmo.  
Classificação: 2 Narigadas!

Comentários