Filme (5.0): "Dom Quixote", União Soviética, 1957 [2016]


Lançamento 1957
Dirigido por Grigori Kozintsev
Com Nikolay Cherkasov, Yuriy Tolubeev
Gênero Drama, Comédia
Nacionalidade União Soviética      

    Alguns estudiosos afirmam que a obra literária "Dom Quixote de La Mancha", escrito em duas partes em 1605 e 1615 pelo espanhol Miguel de Cervantes, deve ser uma das mais lidas e importantes obras já concebidas no ocidente, e não a toa que várias adaptações para o cinema já foram produzidas, mas é indiscutível que a obra do russo Kozintsev é uma das melhores.

   Kozintsev obviamente precisou resumir em pouco de uma hora e meia as mais de seiscentas páginas de Cervantes, feito que parece ter alcançado com êxito. 

   O russo conseguiu imprimir em Nikolay Cherkasov - ator que interpretou Dom Quixote - tudo daquilo que mais se aprecia no cavalheiro de La Mancha: audácia, ingenuidade, amor e, obviamente, loucura. Em poucos minutos o expectador está tão envolvido com a determinação de justiça de Quixote que mesmo a mais absurda razão de luta "pela justiça", tal como quando liberta uma gangue de famigerados prisioneiros, parece que realmente e justificável.

   O que dizer de Sancho Pança (Yuriy Tolubeev)! Sua lealdade é incrível. Seu senso de justiça parece superar toda justiça já empregada naquelas paragens. Prova é a forma como resolve o caso da mulher que se apodera da riqueza do camponês.

  Dom Quixote e Sancho Pança não têm a fama que conquistaram sem merecimento, graças ao brilhante Servantes, mas Nikolay, Yuriy e Kozintsev transformaram-os em som e imagem, também brilhantemente.

Comentários