Filme (3.0): "Um dia muito especial", Itália, 1977 [2016]


Lançamento 1977
Direção por Ettore Scola
Elenco com Sophia Loren, Marcello Mastroianni, John Vernon
Gênero Drama, História
Nacionalidades Canadá, Itália       

    Em 1938, em um dia que Adolf Hitler encontrava-se com o Benito Mussolini em terras fascistas para selar um acordo político-bélico que culminaria no início da Segunda Guerra Mundial, no qual os italianos afirmavam que "o exército alemão junto do italiano seriam imbatíveis", a personagem de Sofia Loren - linda, diga-se de passagem - travava uma guerra de proporções ainda maiores daquela mundial contra o tédio em sua vida.

   O italiano Ettore Scola - que faleceu no início de 2016 - certamente foi um dos mais produtivos e talentosos diretores do cinema italiano, quiça do mundo. A sua capacidade de fazer filmes que retratam dramas pessoais e familiares, ambientados em momentos e cenários altamente políticos e sociais, marcou indelevelmente o cinema mundial.

   Este "Um Dia muito Especial", inclusive, nome em português que expressa com mais qualidade que o original "Una Giornata Particolare" do que se trata o filme, é um exemplo excelente desta mistura de história pessoal com política, tão bem explorada por Ettore.

   A história conta com muita delicadeza o sofrimento da personagem Antonietta (Loren), mãe de vários filhos, dona de casa - empregada de casa! - e esposa de um insensível marido, que quando encontra o excêntrico Gabriele (Mastroianni) vê uma perspectiva diferente daquilo que vive, talvez, o seu melhor dia de vida, um verdadeiro dia muito especial. 

  Durante toda a projeção ouve-se num som ambiente através do rádio da vizinha a narração do regojizo do povo italiano ao acompanhar a visita de Hitler ao líder Mussolini, seguramente também um momento inesquecível, um dia muito especial para o povo italiano.

   Um filme realmente especial. Vale por tudo. 





Comentários