Pular para o conteúdo principal

Filme (3.0): "O Filho de Saul", Hungria, 2016 [2016]


Lançamento 2016
Direção de László Nemes
Elenco com Géza Röhrig, Sándor Zsótér, Levente Molnár
Gênero Drama, Guerra
Nacionalidade Hungria      

    O início desta postagem contém uma foto do que seria uma câmara de gás criada pelos alemães nazistas no campo de concentração polonês de Auschwitz usada para eliminar os "inimigos" judeus. 

   Estas locações guardam umas das histórias mais impressionantes da ação nazista, na qual durante o fim da segunda guerra quando a Alemanha já admitia a derrota e precisava apagar os crimes praticados contra os judeus, os militares nazis levavam os prisioneiros até estas câmaras de extermínio e para não criar tumulto informavam a eles apenas que tomariam banho. Para piorar ainda mais, pediam que identificassem suas roupas antes de adentrar no recinto, enganando-os sem piedade.

    Neste ambiente aterrorizante este filme húngaro, ganhador do Oscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro, conta a história de Saul que "adota" para si um menino e em busca de um enterro digno para ele percorre uma emocionante e até certo ponto aventuresca saga por entre as câmaras de extermínio e locais de incineração dos corpos judeus. 

   O posicionamento da câmera de filmagem, que sempre focada no rosto de Saul mostra em segundo plano todo o horror do campo de extermínio é um destaque técnico desta produção. Talvez, fosse desnecessário mostrar os alemães de forma tão caricata - tirando sarro dos judeus e também exageradamente sarcásticos - visto que suas ações horrorosas não precisam de caricaturas para visualizarem-se realmente horrorosas.

   "O Filho de Saul" escreve cinematograficamente mais uma página desta terrível e verdadeira história humana. Triste, mas necessária para que não esqueçamos e aprendamos com os nossos erros.

Classificação: Três Narigadas!  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20