Filme (3.5): "Os Dez Mandamentos", EUA, 1956 [2016]


Lançamento 1956 
Dirigido por Cecil B. DeMille
Com Charlton Heston, Yul Brynner, Anne Baxter
Gênero Aventura, Drama, Ação
Nacionalidade EUA      

    Em 1956 quando este épico bíblico foi lançado, contando a história de Moisés e de como ele salvou o "povo escolhido por Deus" das garras dos egípcios, o cinema do gênero épico era muito diferente do que conhecemos hoje, principalmente em relação ao modelo de performance dos atores e como as cenas eram produzidas.

   Cada cena produzida era cuidadosamente concebida para ser uma peça teatral, com um clássico enquadramento dos atores, perfeitamente alinhados no cenário. A interpretações eram muito performáticas, com muitas poses e caras, tal como exige-se do teatro, quando praticamente a arte se configura pela performance do ator e da beleza estética da cena. 

   Por fim, o filme é um grande apanhado de cenas teatrais, talvez estranhas ao modo como o cinema é feito hoje, porém, belíssimas e muito bem exploradas e explicativas, tornando o filme acessível para todos. Inclusive, a produção concorreu a cinco prêmios do Oscar 1957, vencendo a categoria Efeitos Especiais, justamente, diga-se de passagem.

   A história parece ser muito fidedigna ao conteúdo bíblico, ponto alto além das interessantes interpretações dos atores e do esforço em criar efeitos especiais de difícil execução para época.

   Por fim, assistir ao filme de 1956 acaba por limpar a barra desta magnífica história, manchada neste 2016 pelo bobalhão, romântico e dramático filme produzido pela pouco inspirada, porém financeiramente rica Rede Record. 

   E viva o cinema.  

   A década de 1950 teve diversas produções que ocuparão com muito mais qualidade o tempo que seria gasto para ver o filme da TV do Edir Macedo. 

Comentários