Pular para o conteúdo principal

Filme (4.0): "Baaria - A Porta do Vento", França, Itália, 2009 [2016]



Lançamento 2009 
Dirigido por Giuseppe Tornatore
Com Nicole Grimaudo, Ángela Molina, Lina Sastri
Gênero Comédia dramática
Nacionalidade França , Itália      

    Em 1988 despontava no cinema mundial, espelhado no estrondoso sucesso cult do filme "Cinema Paradiso", o diretor italiano Giuseppe Tornatore, que apesar de estar realizando apenas o seu segundo filme mostrava que chegaria e que marcaria significativamente a arte do cinema.

   Na sequência, em 1994, depois de outras obras, lançou o intimista "Uma Simples Formalidade", substituindo o seu espírito megalomaníaco de criar cenas e grandes cenários por uma jornada íntima de um homem preso injustamente.

    Todavia, o seu amor pelo cinema visual e produção de grandes obras com grandes proporções foi retomado neste "Baaria - A Porta do Vento". O filme narra a criação de uma típica família italiana - da região de Palermo - que sofreu as trepidações da segunda guerra mundial e do conflito social do fascismo e comunismo na Itália em meados dos anos de 1940 até os dias atuais.

   O filme, apesar de contar uma história que se passa num difícil momento da história do mundo, e que também geograficamente ocorre num dos países mais afetados por estes acontecimentos, é divertido e, digamos, pouco dramático. 

    Isso ocorre por que Tornatore quer informar que apesar de todo os problemas e todas as consequências resultantes de espúrias ações políticas e lutas de interesses econômicos (!) o que vale, o que realmente deve destacar-se na vida das pessoas é a qualidade das relações entre os indivíduos: familiares, fraternais, comunitárias, íntimas, e isso fico belamente retratado nesta produção.

   Além deste profundo conteúdo, o aspecto visual do filme é extraordinário. As cenas são montadas com um requinte de detalhes que tornam o filme uma verdeira obra de arte. Cada sequência de cenas possui inúmeras referências ao modo de vida italiano, do comportamento social da época, das referências culturais - principalmente do cinema -, religiosas, políticas... Ou seja, uma produção que realmente relata o modo de vida das pessoas daquela época.

    A grande velocidade das cenas e das transições entre uma e outra tomada tiram a possibilidade do aprofundamento em grandes dramas, justificando a ausência de excesso de dramaticidade da produção. 

   "Baaria..." é realmente um exemplar artístico fora do comum. A união da trilha sonora de Ennio Morricone com a aprofundada técnica visual de Giuseppe Tornatore resultaram numa produção que beira o estado da arte. Sem exageros. Mesmo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20