Filme (2.5): "As Sete Faces do Doutor Lao", EUA, 1964


Lançamento 1964 
Dirigido por George Pal
Com Tony Randall, Arthur O'Connell
Gênero Fantasia
Nacionalidade EUA      

    Um grande clássico da seção da tarde da Globo nos anos 1970 e 1980, assistir hoje as "As Sete Faces do Doutor Lao" poderia ser uma tarefa difícil devido aos seus ultrapassados efeitos especiais, porém, por incrível que pareça não é.

    A história se trata de uma fantasia que relatou a seriedade do momento que viviam algumas cidades do interior dos EUA, especificamente Abalone no Arizona. O momento era de uma franca expansão econômica do país, que em meados do século XX começava a construção de ferrovias que viriam a interligar toda a federação, e as cidades que eram agraciadas pelas obras tinham o seu destino mudado para sempre, normalmente de forma próspera. Era o caso de Abalone. 

   A trama social e política, por assim dizer, começa quando um rico cidadão tenta adquirir toda a cidade, comprando dos demais cidadãos as suas propriedades. Na contramão deste interesse alguns se manisfestam, principalmente o dono do jornal local, além, é claro, do forasteiro Doutor Lao, que instala na cidade o seu estranho circo. A trama se desenrola totalmente dentro deste contexto.

   Mas os destaques do filme realmente não são as lutas entre o capital e seus interesses versus a população (!), mas sim a filosofia do estranho chinês Lao. 

   Numa das passagens mais interessantes, Dr. Lao está pescando quando é abruptamente interpelado pelo dono do jornal, que desesperadamente informa que não tem condições de lutar contra o homem que quer comprar toda a cidade, porém, Lao não lhe dá atenção: - Mas doutor Lao, o senhor percebe que não há água neste rio donde tenta pescar? E a resposta: - Não faz diferença, pois não tenho isca mesmo! Rindo fartamente. Logo na sequência, surpreendendo o dono do jornal, Lao tira do seco rio uma grande truta. Ou seja, não há problema que não possa ser resolvido, até aqueles que parecem impossíveis.

   Por fim, "As Sete Faces do Doutor Lao" torna-se um filme filosoficamente muito rico, que com suas "brincadeiras" consegue transmitir boas mensagens de apoio e motivação. Interessantes mesmo.

Comentários