Filme (3.5) + Previsão: "Jogada de Risco", EUA, 1996 [Paul Thomas Anderson]


Lançamento 1996 
Dirigido por Paul Thomas Anderson
Com Philip Baker Hall, John C. Reilly, Gwyneth Paltrow
Gênero Suspense, Drama
Nacionalidade EUA      

    É incrível como o mundo do cinema é grande! Quem assiste a muitos filmes sempre surpreende-se quando clássicos e imprescindíveis obras ficam para trás. 

   Talvez o lapso seja de um clássico dos clássicos , ou ainda a melhor ou a primeira produção de um grande diretor, mas sempre é possível descobrir a novidade no velho e, neste caso, "Jogada de Risco", filme de 1996 é o primeiro e imprescindível dirigido por Paul Thomas Anderson, cuja filmografia é curta, mas realmente incrível.


2014 Vício Inerente
2012 O Mestre
2007 Sangue Negro
2001 Embriagado de Amor
1999 Magnólia
1997 Boogie Nights - Prazer Sem Limites

1996 Jogada de Risco

   PTA, como é conhecido Paul Thomas Anderson, cria a partir de um simples roteiro, uma história contada pelo ponto de vista aprofundado de seus personagens. Inclusive, poucos personagens, mas que são explorados pela sua intimidade e não pelo seu histórico. 

   Por exemplo, Philip Baker Hall, interpreta o enigmático Sydney, mas de fato sabe-se muito pouco sobre ele. Seu histórico é tangenciado pelos demais personagens, na verdade, por apenas um deles, Jimmy (Samuel L. Jackson), porém, a forma como Syd vai se apresentando, cativando John (John C. Reilly), Clementine (Gwyneth Paltrow) o expectador vai entrando na onda e cativando-se junto com eles. 

  Esta forma de dirigir é tão específica de PTA, que em todos os seus demais filmes a fórmula é a mesma: desenvolva o personagem profundamente, mesmo que seja com elementos atuais e não históricos, que o filme pode correr para qualquer lado, contando seja qual for a história.
   ___________________________________________________________________   
   No decorrer do filme uma previsibilidade da história me fez escrever o que acreditava que ocorreria na sua sequência, ocorrendo-me criar a seção "Previsão". Pois bem, antes mesmo do filme terminar:

   "Acabei de passar das 1:17' de filme, e afirmo: "Nunca brinque com um senhor, capitão, cujas rugas significam mais que o passar o tempo, mas, sim, um acúmulo de experiência... Além, é claro, sabendo que ele no passado deu um tiro na cara de alguém. Nunca brinque com isso."

Comentários