Filme (2.5) + Previsão: "13o Andar", EUA, 1999



Lançamento 1999 
Dirigido por Josef Rusnak
Com Craig Bierko, Armin Mueller-Stahl, Gretchen Mol
Gênero Fantasia, Suspense, Ficção
Nacionalidade EUA           

   O ano de 1999 ficou marcado como um dos mais frutíferos no que diz respeito ao lançamento de filmes de qualidade, principalmente os produzidos pelos EUA. A lista é realmente impressionante:






Matrix
Clube da Luta
O Sexto Sentido
Beleza Americana
De Olhos Bem Fechados
À Espera de Um Milagre
A Bruxa de Blair
Magnólia
Tudo sobre Minha Mãe
O Talentoso Ripley

   Obviamente que o cinema mundial e até mesmo o dos EUA produziu outros milhares de títulos, e dentre esta lista de títulos que obtiveram menos projeção comercial temos este "13o Andar". 

   O filme conta a história de um programador de computadores que descobre que existe um mundo paralelo produzido computacionalmente e que é acessível através de uma conexão homem <> máquina (!). Sim, a história é essa mesma e não estamos falando de Matrix, que também lançado em 1999 tem exatamente a mesma premissa deste "13o Andar". Curioso imaginar que as produções não têm ligação, e suas coincidências param em 1999 e no seu roteiro similar.

  O primo pobre, o menos famoso, tem realmente uma história interessante que além de trabalhar com um mundo ficcional paralelo, também desenvolve uma história parecida com a do "Avatar" [2009], no qual os personagens assumem o corpo de outras pessoas em outras dimensões, produzindo além de um filme SCIFI, uma história intrigante, com suspense policial e um leve e interessante toque de romance.

   Por fim, "13o Andar" que teria tudo para ser uma cópia mal feita de Matrix consegue destacar-se justamente ao distanciar-se do 
"primo rico", indo além da ação e da ficção. Interessante mesmo.    

__________________________________________________________________   
   No decorrer do filme uma previsibilidade da história me fez escrever o que acreditava que ocorreria na sua sequência. Pois bem, antes mesmo do filme terminar:

   "É óbvio que o mundo de data mais recente é a simulação." 

Comentários