Filme (3.5): "Stratos [Mikro Psari]", Grécia, 2014


Lançamento 2015 
Dirigido por Yannis Economides
Com Vangelis Mourikis, Maria Kallimani, Vicky Papadopoulou
Gênero Drama
Nacionalidade Grécia, Alemanha      

    O Festival de Cinema de Berlim é um dos mais aclamados e qualificados do mundo. Sua curadoria costuma qualificar filmes com temáticas políticas e sociais, porém, a característica principal deste festival é a qualidade de seus filmes, independente do gênero.

   Bem verdade que o conceito qualidade é subjetivo e que varia de grupo para grupo, todavia, quando trata-se de festivais renomados estamos considerando a opinião de especialistas da arte cinematográfica, e estas pessoas são profissionais da área que dificilmente colocariam a prova suas profissões escolhendo filmes ruins. Tá ai uma das principais razões para supor que estes renomados festivais são fontes de bons filmes.

   Em 2014 este "Stratos" foi um dos representantes gregos da mostra competitiva do Festival de Berlin e apesar de não ter sido premiado faz jus à competição. 

   A história narra a vida pós cárcere de Stratos, que durante a prisão estabeleceu amizade com Leonidas, depois que ele o defendeu dentro da prisão. Fora da cadeia, Stratos vive uma vida dupla: padeiro de dia e assassino de aluguel a noite, porém, sua missão principal é ajudar o amigo Leonidas sair da prisão.

   O que mais intriga durante todo o filme é o comportamento de Stratos: em várias cenas há provocações para que ele reaja violentamente, porém, nunca acontece. Este auto controle também é colocado a prova na sua profissão noturna, mas daí funciona que é uma beleza. 

   A trama tem um bom conteúdo enigmático e poucas cenas de ação, porém o comportamento de Stratos e a reviravolta da história tornam a produção imperdível.

Comentários