Filme (2.0): "Roubo nas Alturas", EUA, 2011




Lançamento 2011
Dirigido por Brett Ratner
Com Ben Stiller, Eddie Murphy
Gênero Comédia, Ação
Nacionalidade EUA

    Assistindo na TV aberta este "Roubo nas Alturas" foi possível ter consciência da decadência de dois grandes ícones culturais:  a TV Aberta e o ator Eddie Murphy.

   Quanto a TV aberta digo em relação aos filmes, pois fazia muitos e muitos anos que não assistia a um filme inteiro nesta mídia. Atualmente é muito difícil competir com o mundo do on demand, no qual a liberdade para se escolher um título e poder assisti-lo em qualquer momento é quase opção certa para quem gosta da sétima arte. 

   Netflix e outros streamings oficiais (além dos piratas), locadoras (sim, as velhas e boas continuam no mercado!), torrents, o próprio cinema físico são as formas mais comuns e digamos, modernas de assistir filmes (cinema?!) que com certeza colocam a TV aberta e talvez até a TV fechada num nível bastante baixo de prioridade de escolha. Diria até que este leque de opções é o que viabiliza este hobbie, principalmente se consideramos esta opção (assistir filmes) como apenas mais uma dentre tantas que temos facilmente disponíveis atualmente.

    Bom, não seria talvez esta a mesma razão da decadência de alguns antigos ícones do cinema mundial, tal como Eddie Murphy? Será que a real liberdade de escolha - com uma grande gama de opções, diga-se de passagem - tanto das formas "de como" assistir tanto "do que" assistir jogaram para escanteio aquilo que realmente é ruim e que no passado fizeram sucesso devido a limitação de opções?

   Sinceramente acho que sim, apesar de pairar dúvidas quando lembro-me de "Um Tira da Pesada" [1984, 1987, 1994], filmes de ação realmente muito divertidos e com ótimas cenas de perseguição e tramas interessantes. Já quando cita-se os outros trinta filmes de Murphy a razão em relação a sua decadência se justifica, e realmente é fácil entender as razões que o colocaram num nível bastante inferior desta magnifica arte que é o cinema.

   Enfim, "Roubo nas Alturas" foi capaz de reativar interessantes lembranças que talvez pouco a pouco não voltem mais. Talvez.

Comentários