Preconceito: "A Incrível História de Adeline", EUA, 2015



Lançamento 2015 
Dirigido Lee T. Krieger
Com Blake Lively, Harrison Ford
Gênero Romance, Drama
Nacionalidade EUA   

    Esta seção preconceito normalmente partirá do princípio óbvio que o filme não agradará este que vos escreve, e que as impressões serão negativas caso o filme seja assistido. Pois bem, este caso da "Incrível História de Adeline" obviamente que não é diferente. 

   Em verdade, a premissa desta história é interessantíssima: uma mulher que após sofrer um acidente paralisa a evolução de envelhecimento do seu organismo que estabiliza-se em 29 anos. Sua vida então atravessa décadas e para que seu segredo passe despercebido ela precisa sempre mudar-se de local e falsificar sua identidade. Todavia, e aí esta o cerne do preconceito, um amor avassalador pode interromper esta eternidade.

   Bom, municiado de toda a pré concepção negativa a respeito deste amor que acaba com uma incrível anomalia cientifica, eu comecei a assistir ao filme e frustradamente percebi que todo o conteúdo pseudo cientifico e também todas as histórias que poderiam brotar durante a trajetória da moçoila pelas décadas de conservação seriam (e foram) colocadas a escanteio por causa deste recente amor, impedindo-me de continuar a assisti-lo.

   Filmes de gênero podem usar artifícios mentirosos para tentar elucubrar sua característica principal (o gênero): no caso, um fato cientifico incrível engana  o expectador que no fim das contas assistirá um meloso romance e, se você não gosta do tal gênero (no caso, o romance meloso), pode sentir-se tão enganado que não terá motivação para terminar o tal filme.

   Foi o caso.

Comentários