Filme (4.0): "Doze Homens e Uma Sentença", 1957, EUA




Lançamento 1957 
Dirigido por Sidney Lumet
Com Henry Fonda, Martin Balsam
Gênero Drama
Nacionalidade EUA      

   Este "Doze Homens e Uma Sentença" está sendo reexibido nos cinemas da rede Cinemark, com áudio e imagem aparentemente remasterizados e de excelente qualidade. Inclusive, a qualidade técnica da projeção faz jus à qualidade do conteúdo deste filme.

    A história tem uma premissa simples: um juri composto por doze homens tem a missão de decidir uma sentença de um juri popular após as oitivas de defesa e acusação. Para simplificar ainda mais, os doze homens são confinados numa sala instantes após o início do filme, que transcorre neste ambiente até o seu fim. 

    A simplicidade da premissa e do cenário contrasta com a variedade de personalidades representadas neste doze personagens. Há conservadores, outros inquietos, desleixados, observadores, indecisos, prolixos, organizados, detalhistas, questionadores, conformados, teimosos... Enfim, é difícil não se identificar com algumas destas características e não torcer para que o argumento de algum deles "vença" é quase impossível.

   A luta que se trava é dura. Argumentos são expostos, explicados, provados, e a forma como cada um age é ponto alto no filme, tornando o filme extremamente ágil e interessante, pois ocorrem muitos embates muitos bem interpretados e com textos irretocáveis.

   O final pode ser previsível, mas o que vale é a jornada, incrivelmente simples e ao mesmo tempo extremamente complexa.

Comentários