Pular para o conteúdo principal

Filme (4.5): "Divertida Mente [Inside Out]", EUA, 2015, Pixar, Disney


Lançamento 2015
Dirigido por Pete Docter
Com Amy Poehler, Bill Hader, Mindy Kaling
Gênero Animação, Comédia
Nacionalidade EUA 

   Em 1995 um inesperado concorrente para os então enfadonhos desenhos animados da Walt Disney surgia no cinema com o surpreendente "Toy Story", revelando que a Pixar Estúdios parecia que não viria para brincar no mundo do entretenimento. 

    Agora, vinte anos depois de Toy Story e quatorze longas de animação - citados no fim deste post - "Divertida Mente" chega arrasando. Este título, que em português é muito mais legal que o original "Inside Out" (no avesso, profundo, de dentro para fora, etc.), diz muito a respeito do que se trata esta inventiva produção: os humanos são controlados por sentimentos, que são personificados por "pessoas" dentro da mente (raiva, alegria, tristeza, nojinho e medo), que se alternam na sala de controles da pessoa e de uma forma lúdica explica como cada reação humana é resultado da decisão ou omissão destas pessoinhas. Simples assim!
    
    Provavelmente esta explicação simplificada que o filme faz não tem um embasamento teórico, ou seja, a forma como a mente humana age não é como o filme propõe, porém, a inventividade e criatividade pode ser equiparada, por exemplo, a uma história que os pais contam para suas crianças com o intuito de explicar algo de difícil fundamentação até mesmo cientifica e que precisa ficar claro para os pequenos. É, mas pelo jeito a Pixar convence a todos, inclusive os adultos.

    O maior destaque é para atuação da Tristeza e da Alegria, que através de uma interessante jornada no interior da pequena humana Riley, explicam como os sentimentos e memórias são armazenados, recuperados, eliminados, transitando pelo consciente e pelo inconsciente, revelando outros personagens interessantíssimos, tal como amigo imaginário que se esconde dos exterminadores de memórias desnecessárias e do assustador palhaço que dorme no subconsciente. 

    "Divertida Mente" dá uma explicação lúdica para algo difícil de se explicar, porém, é incrível como a história é convincente. Inclusive, suas metáforas fazem lembrar a profundidade do "Pequeno Príncipe" (há um filme extraordinário de 1974), que apesar de belo e totalmente ao alcance das crianças, faz os adultos refletirem sobre a vida e sobre como os humanos se comportam.

   Vale lembrar que antes do início do filme de 1995, principalmente para aqueles que assistiram-no no cinema, a Pixar exibiu aquilo que se tornaria sua marca registrada: os curtas animados. Bem verdade que assistindo hoje o Tin Toy (exibido antes do Toy Story de 1995), percebemos que felizmente a tecnologia da Pixar melhorou muito, mas muito mesmo, porém o que mais impressionava era a criatividade e inventividade daquilo que se assistia, e agora em 2015, provavelmente nasce mais um grande pequeno clássico curta metragem da Pixar: "I lava you".
   


Filmes da Pixar:

1995 Toy Story
1998 Vida de Inseto
1999 Toy Story 2
2001 Monstros S. A.
2003 Procurando Nemo
2004 Os Incríveis
2006 Carros
2007 Ratatouille
2008 Wall-E
2009 Up - Altas Aventuras
2010 Toy Story 3
2011 Carros 2
2012 Valente
2013 Universidade Monstros

2015 Divertida Mente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20