Filme (3.5): "O Sol Dentro", Itália, 2012

Lançamento 2012
Dirigido por Paolo Bianchini
Gênero Drama
Nacionalidade Itália       

    Em 1999, numa aeronave que fazia o voo entre Conakry (Guiné Africana) e Bruxelas, os corpos de dois meninos foram encontrados no compartimento do trem de pouso e com eles uma carta redigida pelos dois também foi encontrada. 

    Os meninos solicitavam na carta que os países europeus ajudassem a África combater suas mazelas (educação, cultura e fome, conforme a carta). Há relatos que as autoridades de Bruxelas - local sede do Parlamento Europeu - nunca responderam ao pedido, nem por ações, nem por palavras

    Dentro deste contexto, o filme "O Sol Dentro" cria um conto para versar sobre este sensível tema. O filme tem dois núcleos distintos: no primeiro, totalmente fictício, um menino africano e um italiano se vêem com problemas no clube de futebol que treinam e numa jornada épica (a lá Pequeno Príncipe) tentam retornar para o a vila de origem do pequeno africano, atravessando o deserto do Saara a pé; no segundo, há o relato da história real da viagem dos dois meninos africanos encontrados mortos com destino à Bruxelas. As histórias se convergem apenas no final, na qual um samaritano europeu tenta muito arduamente melhorar a vida de uma vila daquele pobre continente.

    Apesar de relatar uma história real muito triste, o filme tem um clima de conto, visto a impossibilidade ou inverossimilhança da travessia do meninos pelo deserto, porém, durante a jornada eles encontram pessoas magnificas - daí a lembrança da saga do Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry - o que acaba dando leveza para a dureza da situação real.

   "O Sol Dentro" é capaz de instigar a reflexão sobre o eminente trágico destino da raça humana, porém, consegue com primazia dar esperança de um futuro melhor, mesmo através do próprio ser humano.



Comentários