Filme (4.0): "Mad Max", 1979, Austrália


Lançamento 1979 
Dirigido por George Miller
Com Mel Gibson, Joanne Samuel
Gênero Ação
Nacionalidade Austrália       

    A geração da jovem meia idade atual, aqueles que rondam os 30 ou 40 anos, foi aquela que curtiu dentro das salas de cinema alguns dos maiores clássicos da sétima arte e com certeza este "Mad Max" foi um destes filmes. 

     A trilogia que se construiu ao redor da personagem de Mel Gibson é de produção australiana - embora muitos pensem se tratar de uma produção hollywoodiana - e também dirigida por George Miller. Inclusive, agora em 2015 será lançado a quarta edição da série, tornando em quadrilogia a franquia de Miller, agora, já sem Gibson.

    O filme de 1979 é, digamos, simples, porém com um roteiro bem fechadinho e as excelentes cenas de ação tornaram o filme um dos precursores do gênero ação no cinema. O que começa-se a ser construído nesta primeira edição é o clima Mad Max, por assim falar: ação em estradas no deserto, com veículos pilotados por pessoas que pouco tem a perder ou que estão a procura de muito pouco, ou daquilo que se é escasso, tal como dinheiro (no caso deste primeiro filme), gasolina e derivados no segundo e água no terceiro.

    Além da construção do clima dos filmes, este primeiro filme desenvolve toda a motivação pessoal do personagem de Mel Gibson, o policial rodoviário Max Rockatansky, que a partir de perdas familiares tem o seu sentido de vida totalmente modificado.

    Por fim, o que tornou icônico este primeiro filme foi o de criar um mundo dominado pela vilania e que não é salvo por ninguém... Max cuida de sua própria vida, e ponto.







Comentários

  1. Assisti a uma reprise desse filme de 1979, assim como Mad Max 2 aqui no Rio de Janeiro. Na realidade, foi uma promoção do cinema pra já se aquecer pro longa A Estrada da Fúria. Gostei muito desse original de 79, até tem algumas coisas estranhas como a trilha sonora e detalhes, mas é um ótimo filme que retrata uma Austrália rural pré-apocalíptica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Curitiba eu assisti este ano aos dois (1979 e o Max 2) no cinema também, na série chamada Clássicos Cinemark. Você também?

      E você tem razão, eles tem algumas coisas estranhas, mas acho que é devido ao fato de serem produções australianas e não hollywoodianas, como estamos mais acostumados a ver filmes de ação deste tipo.

      É até engraçado você dizer "Austrália rural", pois no primeiro de 1979 não tinha rolado a tal guerra, mas parecia que a coisa não andava bem.

      Valeu!

      Excluir

Postar um comentário