Filme (4.0): "Baile Perfumado", Brasil, 1997



                               
Lançamento 1997 
Dirigido por Lírio Ferreira, Paulo Caldas
Com Chico Diaz, Luiz Carlos Vasconcelos
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil       

    Virgulino Ferreira da Silva - o Lampião - ainda hoje é considerado um dos maiores heróis (?!) brasileiros. Obviamente que não se trata de uma unanimidade a horaria deste título, mas com certeza que para o sofrido trabalhador rural nordestino, aquele que até hoje sofre com a falta de água ou que tem muitas dificuldades para conseguir se sustentar como agricultor familiar, Virgulino é lembrado como um de seus defensores. O contraditório afirma que o "Governador do Sertão" - como se auto intitulava - não passou de um assassino de aluguel ou um ladrão sanguinário. 

    Verdade seja dita, o grupo de Lampião conseguiu notoriedade e obviamente os suas afrontas não interessavam ao poder estabelecido, fato que por si só pode pesar a seu favor, visto que a "mídia" jamais o apoiaria. Inclusive, este "Baile Perfumado" conta a história de Banjamin  Abrãao, libanês que foi único homem que filmou, fotografou e entrevistou Lampião e seu bando. 

    O roteiro do filme foi planejado para contar artimanhas de Abrãao para conseguir realizar a proeza de suas filmagens e interessantemente encaixa a história contada de forma fictícia com os verdadeiras imagens produzidas pelo libanês. Imagens diga-se de passagem interessantíssimas, que mostram como foi o dia a dia do Rei do Cangaço e seu grupo. Por si só as imagens originais valem o filme, tornando-o um bela moldura para a intrigante história de Lampião.




Comentários