Três lados em conflito

Dirigido por Ziad Doueiri
Com Abdallah El Akal Ali Suliman
Gênero Suspense, Drama
Nacionalidade Líbano e França
A disputa territorial - limitando-se à disputa unicamente territorial visando resumir o problema - entre os israelitas e palestinos que lutam por terras atualmente localizadas na região de Israel tem um histórico centenário, e já foi representado por diversas obras artísticas, tanto cinematográficas quanto de outras naturezas, além é claro de uma longa discussão acadêmica, diplomática e política.
Este "O Atentado" não assume nem a posição dos israelitas nem a dos palestinos, ou seja, não escolhe um dos dois lados nem para defender nem para atacar, porém, escolhe uma terceira posição, representada no personagem principal que como cirurgião renomado é palestino mas trabalha em Israel e que sofre uma perda familiar muito dura justamente durante um atentado palestino em solo israelense. Obviamente o ocorrido muda drasticamente a vida deste personagem; até mais, ou ainda, muito mais que o esperado, gerando neste fato e suas consequências a grande trama desta obra.
O roteiro da história consegue reunir todos os elementos polêmicos da discussão israelo-palestina no casal de personagens principais e suas relações com os demais, tanto do lado palestino quanto dos israelenses. Os elementos apresentados fazem o expectador refletir sobre o problema principalmente pelo ponto de vista humano, ou seja, através daquilo que motiva e afeta as pessoas individualmente, deixando um pouco de lado o político e o coletivo.
"O Atentado" tem seu mérito principalmente por nos fazer entender um pouco mais sobre este triste conflito que dura décadas (séculos?!), principalmente conseguindo ser imparcial.
"O Atentado" tem seu mérito principalmente por nos fazer entender um pouco mais sobre este triste conflito que dura décadas (séculos?!), principalmente conseguindo ser imparcial.
Comentários
Postar um comentário