Filme (1.5): "Chappie", EUA, México, 2015


Lançamento 2015 
Dirigido por Neill Blomkamp
Com Sharlto Copley, Dev Patel, Hugh Jackman
Gênero Ficção científica, Ação
Nacionalidade EUA, México      

    Dev Patel apareceu no cinema mundial estrelando o divertido vencedor da categoria Melhor Filme do Oscar 2009, "Quem Quer ser um Milionário". De lá pra cá já participou de outras produções, com destaque para o excelente "O Exótico Hotel Marigold" em 2012, que, inclusive, tem sequência confirmada para estrear este ano de 2015. Agora, neste "Chappie", Patel interpreta o engenheiro que desenvolveu robôs que substituem as forças policiais na Africa do Sul, realizando um papel justo, sem exageros e também sem brilho.

    Quem quase brilha é o diretor, Neil Blomkamp, que consegue imprimir ao filme o mesmo clima de realismo que o destacou em suas produções anteriores, "Elysium" 2013 e "Distrito 9" 2009, porém, também sem alcançar o impacto do filme de 2009, que o alçou para sucesso.

    O destaque da produção é indiscutivelmente o carisma do robô "Chappie". Sua inocência e afeto pelas pessoas o torna magnetizante. Inclusive, a sua relação com a sua "mãe", seu "pai" e amigo "Amerika" conseguem até mesmo tornar estes humanos em personagens interessantes, apesar de suas americanizadas caraterizações exageradas os tornarem estranhos.
    Inevitável também é lembrar do clássico "Um Robô em Curto Circuito" de 1986, filme que tem uma premissa muito parecida, apesar de uma estética totalmente diferente. 

    Por fim, "Chappie" peca muito em seu roteiro, principalmente nos seus momentos finais quando lança mão de um recurso tecnológico que foi muito pouco explorado durante todo o filme - a transferência de consciência - recurso que pareceu ter sido criado às pressas e utilizado como um tampa buraco justificando uma falta de criatividade. Derradeiramente "Chappie" é divertido e "feio", como Blomkamp consegue fazer de melhor.



Comentários