Filme (3.0): "Kingsman - Serviço Secreto", UK, 2015



Lançamento 2015
Dirigido por Matthew Vaughn
Com Colin Firth, Samuel L. Jackson, Taron Egerton mais
Gênero Ação, Comédia
Nacionalidade Reino Unido

   "Kingsman" é resultado de uma grande miscelânea de referências cinematográficas, com destaque óbvio aos filmes da franquia "007" visto o seu tema focado em espionagem inglesa, e surpreendentemente usa as ideias do também inglês "Laranja Mecânica" - 1972 -  de Stanley Kubrick.

   Em verdade não há referência estética ao filme de 1972 (característica de grande destaque desta produção de Kubrick), mas sim às ideias gerais. Por exemplo, o vilão interpretado por Samuel L. Jackson (inclusive, que com sua língua presa executa um vilão muito legal), tem "nojo" de violência, justamente igual à pena aplicada à Alex em Laranja. Também, o plano arquitetado pelo vilão prevê uma incitação à explosão de violência  entre as pessoas, embalado-a por músicas, ideia que é antagonicamente análoga ao plano estatal do filme de 1972 que experimentava um método de eliminar a "ultra violência" (de Alex), embalando-o com sua música favorita (9a de Beethoven). Por si só estas referências já valem o filme. Mas não fica somente nisso.

   O filme é montado misturando as duas tramas principais: enquanto o novo Kingsman é selecionado, o vilão segue arquitetando seu malévolo plano. Os dois núcleos são equilibradamente apresentados durante o filme, deixando-o ágil e interessante, sem ser monótono em momento algum as tramas vão se tocando até se tornarem únicas nas sequências finais do filme. A montagem deixa o filme muito palatável e divertido, tornando a experiência de assisti-lo realmente agradável e muito divertida. Vale muito pelo entretenimento.



Comentários