Filme (4.5): "Corações de Ferro: Fury", 2015, EUA



Lançamento 2015 
Dirigido por David Ayer
Com Brad Pitt, Shia LaBeouf, Logan Lerman
Gênero Guerra, ação
Nacionalidade EUA, UK

    O tanque de guerra modelo Tiger foi uma das armas mais potentes utilizadas pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Uma das características mais relevantes era que possuía uma espessa armadura três vezes mais resistente que os demais, capaz de resistir a todo tipo de disparos, recocheteando-os inclusive. Todavia estas e outras brilhantes máquinas de guerra não foram capazes de resistir ao megalomaníaco Hitler, que nos idos de 1945 sucumbiu e foi derrotado na maior guerra mundial já realizada pelo homem.

   O fim desta guerra é o pano de fundo deste violento "Corações de Ferro", estrelado por Brad Pitt, no qual ele e sua tropa derrotam a muito custo justamente um destes tanques Tiger - inclusive, na filmagem foi usado um Tiger original, o primeiro autorizado pelo museu inglês que o detém. Além deste combate outros se sucedem e a credibilidade das cenas é muito grande, tornando o filme altamente crível - apesar de não ser baseado em histórias reais. Ou seja, é possível imaginar que combates como este ocorreram.

   Porém o filme não é só combate. A relação entre os soldados americanos, deles com a população alemã da região - no filme as tropas americanas já estavam em solo alemão - é duramente e belamente retratada. A falta de ufanismo norte americano, talvez pelo fato da guerra já estar no final e dos combatentes já estarem exaustos e literalmente de saco cheio, caracteriza o filme muito positivamente, tornando-o um indispensável clássico da Segunda Guerra Mundial.

   "Fury", nome original do filme que é homônimo ao tanque usado pela tropa de Pitt, é violento e histórico, mas também humano e universal. Vale cada segundo.




Comentários