Filme (3.5): "Secret Sunshine", 2007, Coréia do Sul

Lançamento 2007
Origem Coréia do Sul
Direção Chang-dong Lee
Gênero Drama

    A imprensa especializado no mundo cinematográfico afirma que a Coréia do Sul, país origem deste "Secret Sunshine", é um raro país onde o cinema nacional é mais assistido que o cinema dos EUA. Este fato deve ser justificado por diversas razões e variáveis, dentre as quais a cultura local e o senso de preservação da pátria devem fazer bastante diferença, mas se a qualidade artística das produções não fosse boa com certeza o resultado seria outro, visto que a concorrência da indústria norte americana é quase imbatível.

    "Secret Sunshine", traduzido no Brasil para "Sol Secreto", com certeza ajuda a manter o cinema sul coreano em sua ótima forma, e junto de outras produções de sucesso, tal como "Oldboy", "Casa Vazia" ou ainda o atual "O Expresso do Amanhã" faz jus a positiva fama deste pequeno país oriental. Sua história é um drama familiar, convertido para um drama pessoal. A saga do drama pessoal da personagem de  Shin-ae é tão profundo e longínquo que o filme se torna impressionante.

    A história se inicia numa tentativa de recomeço da vida de Shin-ae após uma perda familiar importante. O desenrolar deste inicio faz crer que a reconstrução pessoal da personagem é possível, porém um novo evento ocorre, regredindo a condição psicológica de Shin-ae e talvez retornando a um ponto ainda anterior ao primeiro evento. Perdas duras. 

    Inicia-se nova reconstrução, agora com uma longa ajuda religiosa que inclusive toma boa parte do meio do filme. Mais uma vez se faz crer que a reconstrução está de vento em polpa quando um pormenor faz tudo ruir novamente, agora descambado para uma crise psíquica aparentemente sem solução. Todas esta fases, com exceção da primeira, são acompanhadas além da personagem principal pelo ingênuo Jong Chan, que faz um interessante alívio cômico ao filme, além de um suporte imprescindível para Shin-ae.

    "Secret Sunshine" é um filme longo, porém são tantas as fases que impressionantemente são transcorridas por praticamente uma personagem, que a produção se torna fácil de assistir. De assistir, pois viver assim seria muito difícil. 




Comentários