Filme (3.5): "O Jogo da Imitação", EUA, 2015


Lançamento 2015
Dirigido por Morten Tyldum
Com Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode
Gênero Biografia
Nacionalidade EUA, UK

    A máquina Enigma foi criada no idos de 1920 e foi amplamente usada pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial para transmitir as instruções de guerra para as tropas em combate, porém, criptografadas. 
Máquina Enigma portátil utilizada pela Exército Alemão
    A partir de uma configuração inicial na máquina, que era alterada todo dia pelo exército nazista, as orientações militares eram repassadas paras tropas no campo de guerra e somente quem possuísse uma máquina e as configurações diárias seria capaz de entender (criptografar, decifrar) a mensagem transmitida. Esta estratégia de comunicação conferia grande vantagem ao poderio nazista, pois a comunicação via rádio era muito eficiente e as instruções eram facilmente transmitidas e compreendidas para quem interessasse.
    Por exemplo, usando a configuração abaixo, a transmissão de uma importante mensagem seria (um exemplo de texto):

    ITRESI DJASBS RICWPZ NHDMEM VOPKZY XBTDDY

   Para decodifica-la, no site Enigma as configurações abaixo devem ser ajustadas.

   O filme "O Jogo da Imitação" conta a história de Alan Turing, matemático inglês que conseguiu construir uma outra máquina capaz de decodificar as mensagens transmitidas, mesmo sem utilizar a Enigma. Este grande feito fez com que os exércitos aliados pudessem interceptar e evitar as ações previstas pelos alemães e estimasse que a Segunda Guerra Mundial pode ser encerrada antecipadamente entre 1 e 2 anos por causa destas previsões.

   Apesar de biográfico a história é artisticamente e tecnicamente muito bem contada, sem exageros ufanistas, tanto em relação aos exércitos aliados quanto ao herói Turing. Inclusive, Turing tinha tudo para ser um herói de várias causas além daquela cujo tema é cerne do filme - genialidade a serviço da guerra - pois sua opção sexual e a recorrente dificuldade para lidar com hierarquias pareciam lhe conferir diversos problemas. Enfim, "O Jogo da Imitação" fala muito sobre mutia coisa e ainda consegue ser conciso, histórico e muito interessante. 


Comentários