Filme (3.0): "O Homem do Ano", Noruega, 2014


Lançamento 2015 
Dirigido por Hans Petter Moland
Com Stellan Skarsgård, Bruno Ganz, Pål Sverre Valheim Hagen
Gênero Ação, Comédia
Nacionalidade Noruega

    No Brasil o filme norueguês "Kraftidioten" foi renomeado para "O Homem do Ano", numa óbvia alusão ao que ocorre no início do filme. Em inglês o nome dado nos EUA foi "In Order of Disappearance", que livremente pode significar "Na Ordem do Desaparecimento". Pois bem, muito se diz que as traduções e renomeações de filmes no Brasil são ruins, neste caso foi estéril, mas na boa, a dos EUA foi ridícula; Só vendo filme para entender. Inclusive, o nome norueguês quer dizer algo como "Força Idiota", o que torna o filme ainda mais legal, pois o nome condiz com o seu conteúdo.

    Estrelado por Stellan Skarsgård, talvez o mais sueco dos atores do cinema mundial (!), já estrelou ótimas produções, tal como "Melancolia"(2011),"Mamma Mia! - O Filme" (2008), "Dogville" (2003), "Dançando no Escuro" (2000), "Ondas do Destino" (1996), neste "O Homem do Ano" interpreta um homem comum que ganha um renomado prêmio por sua atuação na comunidade - O tal prêmio de Homem do Ano. Mas isso não é o filme, e se alguém desprevenidamente assisti-lo poderá se surpreender, tal como este que vos escreve.

    A sucessão de eventos que ocorrem, motivados por um crime contra a família do personagem de Stellan e que executados por Stellan são dignos de um amador - daí o nome "Força Idiota" -, mas por incrível que pareça as cenas de ação e "caçada" são bem interessantes, além da implícita comédia que permeia o filme.

    Enfim, "O Homem do Ano" é diferente, engraçado e vale também por sua gélida fotografia.

    




Comentários