Pular para o conteúdo principal

Filme (4.5): "Êxodo: Deuses e Reis", EUA, 2014


Classificação: Quatro e meia Narigadas!

Lançamento 2014
Dirigido Ridley Scott
Com Christian Bale, Joel Edgerton, John Turturro
Gênero Épico
Nacionalidade EUA, UK, Espanha

    Os Hebreus, segundo a bíblia sagrada dos cristãos, eram uma das diversas tribos que viviam às margens do mar Mediterrâneo, na Ásia e na África, cultivando agricultura e consumindo produtos de rebanhos. Também, esta tribo se caracterizava por ser descendente de Abraão, que havia emigrado para a Palestina, a atual Terra Santa. Este povo de Abraão, por sua característica agrícola e nômade, se deslocaram para a região do delta Rio Nilo, no Egito, buscando fertilidade para suas culturas agrícolas. Este emigração os colocou por 400 anos sob a exploração dos reis do Egito. Deste modo temos a contextualização da situação do povo que explorado pelo rei egípcio, que viram em Moisés o seu salvador do duro jugo egípcio, além do mote inicial do filme dirigido por Ridley Scott, "Êxodo: Deuses e Reis".

    O roteiro do filme está escrito na bíblia, no livro do Êxodo. Obviamente que há muita liberdade artística na obra cinematográfica. Exemplos são as interpretações dúbias que os momentos mais "divinos" (leia-se, fantasiosos) podem ter, tal como quando Moisés estava na montanha de Horeb e o Anjo de Deus aparece-lhe no meio de uma sarça ardente (um arbusto queimando) que, todavia, não se consumia. Para aqueles que tem fé no texto bíblico, este poderia ser o simples roteiro da cena, mas Ridley Scott resolve criar uma avalanche de pedras que atinge Moisés, que quase desmaiado vê a chegada e o anúncio do Anjo do Deus. Céticos poderiam dizer que a visão não passou de uma alucinação de Moisés devido ao trauma da avalanche. Pois bem, estas duplas interpretações fazem com que o filme seja apreciado por todos, tanto quem crê em Deus, quanto aqueles que duvidam. Inclusive, ouso afirmar, que as representações de Scott são inclusive didáticas, não ferindo as escrituras sagradas. 

    A história do filme segue desde o primeiro capítulo bíblico do Êxodo, até o fim do seu décimo quarto, quando após a travessia do mar vermelho o povo de Moisés se dirigiria até Canaã, em Israel. O filme também conta as passagens das pragas de Deus sobre o Egito - que inclusive geram as melhores cenas através da utilização da tecnologia cinematográfica atual, além das histórias familiar e de origem de Moisés. 



    Muitas outras polêmicas rondam o filme, tal como imprecisões históricas, por exemplo, o povo Hebreu chegou ao Egito muito tempo após a construção das  famosas pirâmides egípcias, porém, no filme, elas são construídas por este povo. Este erro fez com o que o filme fosse proibido de ser exibido no Egito.

    Muito além dos erros históricos e das imprecisões "divinas", "Êxodo: Deuses e Reis" é capaz de entreter devido a sua qualidade técnica e roteiro muito bem escrito, além de encher os olhos daqueles que creem em Deus, pois visualizar aquilo que só se podia ler é maravilhoso. Enfim, ler o texto bíblico, os relatos históricos e assistir o filme com certeza complementarão em muito o conhecimento destes povos antigos que tanto importam a nossa sociedade atualmente.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20