Filme (4.0): "Tangerinas", Estônia, Geórgia, 2015

Classificação: Quatro Narigadas!

Lançamento 2015
Dirigido por Zaza Urushadze
Gênero Drama, Guerra
Nacionalidade Estônia, Geórgia

    "Tangerinas" está escolhido pela academia do Oscar para concorrer à premiação de melhor filme estrangeiro de 2015 e faz jus a indicação. Porém, comparando-o com outra produção que concorre nesta mesma edição, mas em categorias diferentes (som, edição e fotografia), o "Invencível", pode-se entender o porque um pode ser considerado uma obra artística e o outro - no caso o americano - um simples e ufanista relato de guerra.

    O conteúdo histórico do filme europeu é muito menos extraordinário, pois guerras por lutas territoriais e independência, principalmente no leste europeu pós dissociação da ex União Soviética, são razoavelmente corriqueiros. Neste caso a luta é de Georgianos tentando evitar a emancipação dos dissidentes do noroeste, a Abcásia.

    A razão para a classificação artística tão positiva para o filme "Tangerinas" é que o roteiro do filme tangencia a guerra, passando pela surreal necessidade dos estrangeiros estonianos em colher suas tangerinas, porém, se aprofunda na disputa quando magistralmente coloca as duas partes conflituosas dentro de uma casa sob a tutela de um velho senhor, que intocáveis explicam toda a razão do conflito armado e suas nuances mais profundas.

   Momentos realmente emocionantes - daqueles que tocam o coração - e outros - daqueles que prendem a respiração - tornam "Tangerinas" um duro páreo para os seus concorrentes "estrangeiros" do Oscar 2015. O hermano "Relatos Selvagens" que se cuide.
    

     




Comentários