Filme (4.0): "Aguirre, a Cólera dos Deuses", Alemanha, 1972


Classificação: Quatro Narigadas!

Lançamento 1972 
Dirigido por Werner Herzog
Com Klaus Kinski, Ruy Guerra, Helena Rojo
Gênero Aventura, Drama
Nacionalidade Alemanha

    No vasto mundo cinéfilo ouve-se muito falar do cinema alemão sempre associado a grandes nomes e, em especial, a Werner Herzog. Este diretor é tão fecundo que sua cinebiografia conta com mais de 60 produções (wiki), distribuídos em 43 anos de carreira, com destaque para:

1979 - Nosferatu - O Vampiro da Noite
1974 - O Enigma de Kaspar Hauser
1982 - Fitzcarraldo
2005 - O Homem-Urso

    Nesta produção de 1972, "Aguirre, A Cólera dos Deuses", o destaque é o realismo. É incrível como as tomadas, caracterização de personagens, os índios e, principalmente os prováveis sentimentos de medo e loucura dos personagens são reais e extremamente bem caracterizados. A sujeira dos personagens parece tão real que imagina-se que nem houve uso de maquiagem. A loucura é representada cruelmente, principalmente no trato dos animais - a cena do cavalo abandonado é chocante. 

    "Aguirre" deve representar o pior dos exploradores/conquistadores que tomaram as terras americanas no início dos anos de 1500. Sua crueldade no trato com todos e tudo, falta de carácter e excesso de ganância, aliado a uma postura de cena e interpretação intocável, faz de Aguirre um dos melhores personagens criados por Herzog.

    Historicamente o filme também é interessante, pois imagina-se toda a dificuldade encontrada pelos conquistadores europeus nas indígenas terras americanas. No caso deste filme, os exploradores adentravam na selva através do gigante Rio Orinoco.







Comentários