Filme (3.0): "Lolita", UK, 1962, Stanley Kubrick


Classificação: Três Narigadas!

Lançamento 1962 
Dirigido Stanley Kubrick
Com James Mason, Peter Sellers, Shelley Winters
Gênero Drama, Romance
Nacionalidade Reino Unido

   Fechando a caixa de filmes de Stanley Kubrick que comecei dias atrás, assisti este "Lolita" lembrando-me a todo momento da sua refilmagem de 1997. Os roteiros são bastantes parecidos, e com isso faz-se crer que são muito fiéis a obra literária homônima que os originou escrita pelo russo Vladimir Nabokov.


   Tal como deve ter ocorrido na época do lançamento do livro que ocorreu em 1955, em 1962 o lançamento do filme deve ter suscitado muita discussão, principalmente pelo fato da história narrar um caso de pedofilia (Lolita de 12 anos e o professor hospede de sua mãe), além de mortes decorrentes do amor obsessivo do professor pela menina. Inclusive, a obsessão é o sentimento predominante no filme, irritando a ninfeta na história e deixando o expectador cada vez mais certo que o fim da história não seria nada bom - a ser confirmado assistindo o filme.

    As interpretações do apaixonado Humbert Humbert, executadas com maestria por James Mason não se ocultam devido a também brilhante interpretação de Peter Sellers, que interpreta o ardiloso Clare Quilty e, estas duas atuações são um ponto muito forte desta produção. As mulheres também estão muito bem, fazendo jus aos seus parceiros.

   "Lolitas", o de 1962 e o de 1997 merecem ser curtidos. Aproveitemos.





Comentários