Filme (2.0): "Invencível", 2014, EUA

Classificação: Duas Narigadas!

Lançamento 2015
Dirigido por Angelina Jolie
Com Jack O'Connell, Domhnall Gleeson, Garrett Hedlund
Gênero Guerra, Biografia, Drama
Nacionalidade EUA

    O roteiro da vida real de Louis Zamperini é realmente incrível. Proveniente de uma família de italianos que tentavam escrever sua história em solo norte americano, torna-se um vencedor olímpico nos Jogos de Berlim em 1936. Na sequência, como muitos outros jovens da época, alista-se no exército e combate o exército japonês defendendo os aliados na Segunda Guerra Mundial. Sua trajetória na guerra foi ainda mais impressionante, pois após ser abatido pelos japoneses, fica a deriva no mar por 47 dias. E sobrevive. Todavia, foi capturado pelo inimigo, amargando semanas como prisioneiro de guerra. No fim da guerra em 1945 seu cárcere também é finalizado e, enfim, volta para os EUA é reconhecido como herói de guerra.

    Ufa, que história, heim? Pois bem, isso com certeza poderia virar um filme. E virou. Dirigido por Angelina Jolie "Invencível" conta esta impressionante história.

    Cinematograficamente a história de Zamperini é fraca, apesar de um conteúdo impressionante. A história se atém no relato dos fatos históricos do personagem, sem ter uma preocupação artística, sem bolar um roteiro interessante. Até parece uma produção dramatizada no meio de um documentário, no formato daquelas ridículas dramatizações de sobreviventes de situações incríveis, típicas da televisão norte americana, apesar da produção do filme ser exuberante. Com certeza o trabalho que se teve para reproduzir os cenários de época são incríveis, mas repito, o roteiro fraco tornou o filme um clichê de guerra, sem inovações em qualquer sentido.






Comentários