Pular para o conteúdo principal

Filme (5.0): "Homens e Deuses", França, 2010



“Eu declarei: vós sois deuses, todos vós sois filhos do Altíssimo; 
contudo, morrereis como qualquer homem, 
caireis como qualquer, ó príncipes”.
Salmo: 82, 6-7




Classificação: Cinco Narigadas!
Lançamento 2010 
Direção Xavier Beauvois
Com Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Olivier Rabourdin
Gênero Drama
Nacionalidade França

Recentemente estive na Abadia Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, um Mosteiro Trapista na cidade de Campo do Tenente - PR, pertinho de Curitiba. 

Nele, os monges trapistas seguem a tradição do deserto, os quais "seguem as pegadas daqueles que, nos séculos passados, foram chamados por Deus à milícia espiritual no deserto. Como cidadãos do céu, tornam-se estranhos às coisas do mundo. Na solidão e no silêncio suspiram por aquela paz interior que gera a sabedoria. Renunciam-se a si mesmos a fim de seguirem o Cristo. Pela humildade e obediência lutam contra a soberba e a rebelião do pecado, e na simplicidade e no trabalho buscam aquela bem-aventurança prometida aos pobres. Com alegre hospitalidade, partilham com seus companheiros de peregrinação a paz que emana de Cristo" www.mosteirotrapista.org.br/index.php?page=atradicaododeserto.

Obviamente que como leigo que sou não vou discorrer sobre a fé cristã e sobre a tradição de seus seguidores, porém, poderia escrever um livro sobre a minha experiência pessoal com o Espirito Santo de Deus, principalmente quando cruzei com as práticas do Retiro de Silêncio e Deserto e na convivência de paz do Mosteiro Trapista. O que interliga este íntimo tema ao filme "Homens e Deuses" é que esta obra cinematográfica relata momentos da vida de um grupo de monges trapistas que viviam no Mosteiro Tibhirine, na Argélia e, que apesar de fazer um relato histórico do ocorrido naquela região nos anos de 1996, faz um belíssimo retrato do dia a dia dos monges, escancarando suas convicções cristãs, seus dotes sociais e principalmente demostrando suas relações entre si e com a natureza.

A relação humana entre eles (monges) e individualmente entre eles com a natureza é o que torna o filme uma obra prima. Inclusive, os monges da Abadia em Campo do Tenente afirmam que o modo de vida retratado no filme é muito fiel a realidade de um mosteiro trapista, inclusive ao do paranaense.

Enfim, o filme é extraordinário e mais do que recomendado, mas, se quiser provar verdadeiramente os mais nobres sentimentos vivenciados no filme, o contato com Deus e a experiência de um Retiro de Silêncio no Mosteiro Trapista é ainda mais recomendado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20