Filme (4.0): "Mil Vezes Boa Noite", 2014, Noruega, Irlanda, Suécia



Classificação: 4 Narigadas!
Juliette Binoche protagoniza um filme de coragem. A impecável interpretação da atriz francesa demostra com muita veracidade a característica mais marcante de sua personalidade, a bravura.
Binoche é uma fotógrafa obcecada por registrar conflitos de guerra, que busca captar os episódios mais chocante e muitas das vezes os mais perigosos destes locais bélicos. E sempre alcança sucesso, tanto nas imagens que consegue, quanto no cultivo de sua imagem de corajosa fotógrafa. Todavia, este sucesso profissional lhe custa o pessoal, pois sua família acaba ficando em segundo plano e, quando em primeiro, fica muito ansiosa por perdê-la numa próxima e perigosa jornada - seu marido e filhas expressam um real medo de não rever a sua esposa e mãe após uma nova jornada perigosa.
Este conflito familiar e profissional é melhor explicado durante o filme, e acaba-se entendo que a priorização da fotógrafa pelo seu trabalho não é meramente por causa do sucesso da carreira, mas sim por causa de uma motivação quase humanitária, na qual entende que seu trabalho ao revelar o pior destes conflitos bélicos, irá motivar organizações e pessoas a lutar contra aos massacres dos inocentes, muito comum nestes tipos de eventos.

Além da coragem da personagem, o filme é extremamente corajoso, pois a escolha da personagem mulher, que no fim da película decide continuar fotógrafa, mesmo comprometendo sua família, é com certeza uma afronta ao cinema tradicional, que com certeza teria como lição a priorização da família. Enfim, um filme corajoso. De verdade.

Comentários