Filme (4.0): "O Profissional", França, 1994


Classificação: 4 Narigadas!

Depois de assistir "Lucy", me interessei em buscar as antigas produções de Luc Besson, o diretor do mirabolante filme com Scarlett Johansson. Na busca me deparei com este "O Profissional", de 1994.

Sem pretensões e expectativas, fiquei chocado com o filme! Não imaginava que Natalie Portman teria "nascido" num filme de ação francês. Não tinha ideia que um cara tão eclético e atualmente "cultuado" no cinema hollywoodiano, Gary Oldman, também teria neste filme um dos papéis mais intensos de sua carreira. Inclusive, teve uma participação quase doentia, de tão boa.

Outro destaque é Jean Reno - o Leon. Ator francês que protagoniza inúmeros filmes de ação, e diga-se de passagem, um ator muito bom, teve a sua primeira oportunidade de protagonizar um longa metragem neste "O Profissional". Sua participação é muito interessante, pois interpreta um matador profissional - inclusive, "O Profissional" - porém é um cara ingênuo, intimamente sensível e quase inocente. Digo "quase", pois o filme foi muito criticado na época de seu lançamento, principalmente nos pudicos Estados Unidos da América, pois a relação do personagem de Jean Reno quase descamba para a pedofilia em relação à personagem de Natalie Portman. De volta digo "quase", pois o que salva Leon é justamente a sua inocência pessoal, quase infantil.

Em resumo, o filme é um chute no "estrombo", com interpretações impensáveis, estreias inimagináveis, e polêmicas quase impublicáveis.


Comentários