Filme (3.5): "A Grande Noite", França, 2011



Classificação: 3 Narigadas e meia!

O atual Not e futuro Dead são dois irmãos que vivem numa família decadente (pai doente, mãe esclerosada), numa França decadente (numa evidente crise econômica), tentando se enquadrar numa filosia de vida talvez também decadente - o punk.

Na verdade, esta tentativa de enquadramento ao punk é uma alternativa ao falido modo de vida que os dois enfrentam, tanto pessoalmente como familiar e profissionalmente. Uma saída pouco ortodoxa, porém praticamente desesperada perante tanto insucesso e falta de outro caminho a ser seguido. No fim, o punk acaba sendo a salvação daquelas almas, por incrível que pareça.

O filme é humanamente trágico. Ninguém se salva, além do animal canino, que é o único que recebe afago e conforto. As pessoas literalmente surtam.

"A Grande Noite" é tão triste, que deveria nos fazer refletir sobre todo o modo de vida do ocidente capitalista que vivemos, questionando se estamos seguindo pelo caminho certo, se estamos prezando pelos valores familiares e sociais corretos, se, enfim, estamos vivendo certo e se teremos um futuro pessoal tranquilo, como se espera.

Comentários