Filme (4.0): "Albergue Espanhol", França, 2002


Classificação: 4 Narigadas!

Quando assisti ao "Enigma Chinês" não imaginei que se tratava do último filme de uma trilogia que se iniciara a mais de 10 anos. 

Cédric Klapisch é o diretor francês e realizador desta obra contada em 3 capítulos. Inclusive, três diferentes capítulos, muito mais em qualidade do que conteúdo.

O "Albergue Espanhol" é muito dinâmico. Ao nos depararmos com os novos personagens - novos, pois é o primeiro filme da trilogia e todos são desconhecidos - não há como não nos afeiçoarmos por cada um dos personagens. Claro que o principal estrelado por Romain Duris (o Xavier), é bem interessante e é o mais desenvolvido de todos. Porém, nos preocupamos muito com os demais: Anne-Sophie, Martine, Isabelle, a mãe, os novos amigos... 

No decorrer do filme, que usa muitos recursos diferentes de passagem de tempo, corte de imagens, etc., a história se desenvolve novelistícamente, e amores, paixões, problemas, enrascadas e soluções são misturados numa trama cômica e emocionante. No final, as cenas do filme são páginas do livro do personagem principal, e que chega até a confundir um pouco o expectador, que pode se perguntar se o que ocorreu foi a história do livro ou se o livro foi escrito a partir da vida do personagem. 

Dúvida de fácil solução, assim como o interessante filme de Cédric.

Comentários