Filme (3.5): "O Passado", França, 2014, Asghar Farhadi (Direção)


Classificação: 3 Narigadas e meia!

Alguns diretores se tornam tão especialistas e específicos na condução de seus filmes que se minimamente acompanhados acabam sendo facilmente identificados nas suas obras. Exemplos não faltam, tal como Ingmar Bergman, com seus filmes intimistas, ou ainda Wes Anderson, com seus contos inocentes.

"O Passado" é integrante da obra do iraniano Asghar Farhadi, que tem em seu currículo "A Separação" e "Procurando Elly" e, o que faz jus ao comentário de que suas obras tem uma característica própria é a fatalidade dos fatos, ou seja, tudo que vai ocorrendo na vida dos seus personagens, fatalmente não permitirá um final feliz. As tramas percorrem caminhos que sempre levam ao desastre, ou se não ao desastre derradeiro, sim à salvação com sequelas e que com certeza a situação nunca voltará ao seu estado anterior, antes dos ocorridos.

O filme tem um punhado de 7 personagens na trama principal, dentre eles o filho da protagonista Marie, interpretada pela premiada  Bérénice Bejo. O menino é a maior vítima dos segredos que vão se revelando de um breve passado. Sofre intimamente e reage como pode uma criança tão pequena.

Enfim, na medida que os segredos de "O Passado" vão sendo revelados e tatuados na vida de todos, um excelente drama vai sendo descortinado para o nosso deleite. Um digno de Asghar Farhadi. 

Comentários