Pular para o conteúdo principal

Série (5.0): "Os Aspones", Brasil, 2004


[Contém conteúdo inapropriado para pudicos enrustidos]

Novo memorando escrito: 

"SE VC GO.ZO NO. PA.U, É NORMAL!"
                                                          A Diretoria

   Pois bem, se você interpretou o texto acima diferente da intenção da diretoria do FMDO, que queria comunicar que "Se você gosta de zoar nosso país ufa, é normal", então com certeza vai curtir o seriado brasileiro "Os Aspones", de 2004, que foi incrivelmente produzido pela Rede Globo.

   Pela vénus platinada passou o passaralho, que tirou da grade de programação e não deu continuidade após o fim de sua primeira temporada, ao excelente seriado, que em 2004 foi estrelado por Andrea Beltrão (Leda - A estagiária), Selton Mello (Tales - O chefe), Drica Moraes (Moira - A sonsa), Marisa Orth (Anete - A Anete), Pedro Paulo Rangel (Caio - O Caiovisk)

 

   Os 7 capítulos das primeira e única temporada relatam alguns dias na então inútil repartição pública FMDO (Fichário Ministerial de Documentos Obrigatórios), que, dado a falta de trabalho é transformado em outro FMDO, agora "Falar Mal Dos Outros" e, como dizem os sábios, em cabeça vazia cria-se uma oficina do diabo, o que o seriado conseguiu produzir foram 7 capítulos de esculachação a condição da nação brasileira, dos seus habitantes e de tudo mais que passa por aqui, inclusive seus ícones culturais e morais. Tudo isso transcrito em piadas e interpretações inspiradíssimas.

   Nem o bigode do Benito de Paula passou impune, protagonizando umas das melhores piadas ao ser comparado ao dispositivo protetor da genitália feminina!

   O que mais surpreende é a liberdade que aparentemente os escritores do seriado tiveram, pois é claro a dura crítica à administração do estado brasileiro, relatando as mais vergonhosas práticas das repartições públicas tupiniquins. Talvez isso justifique o passaralho (ou seria uma passarêta?) que acometeu o seriado.

   Pois bem, vou precisar dar um "blá" lá no cantinho do "café de Itu" e vou deixar vocês escutando os "Bandolins" do Menestrel de Brasília... Mas não exagerem, pois esta música poderá transformar as suas vontades!



F.



Comentários

  1. Assisti toda a temporada nas sextas-feiras do final de 2004.
    Que lástima que não deram continuidade. Inclusive, veja os outros seriados roteirizados pela Fernanda Young, que são muito bons também:

    1995 - A comédia da vida privada
    2001 a 2003 - Os Normais (seriado)
    2004 - Os Aspones (seriado)
    2005 - Super Sincero (quadro do Fantástico)
    2006 - Minha nada mole vida (seriado)
    2007 - O Sistema (seriado)
    2008 - Nada Fofa (especial de fim de ano)
    2010 - Separação?! (seriado)
    2011 - Macho Man (seriado)
    2012 - Como Aproveitar o Fim do Mundo (seriado)
    2013 - O Dentista Mascarado (seriado)
    (fonte. wiki)

    Um abraço e obrigado por lembrar da boa qualidade das produções tupiniquins, como você mesmo diz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, lembro vagamente quando passou na TV, mas o duro era (e ainda é) aguentar toda a programação da Globo antes de começar o seriado.

      Heim, mas este time que o produziu já fez realmente outras boas coisas, tal como o Super Sincero e Macho Man... A sim, e é claro Os Normais... São bons mesmos! Valeu pela dica!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20