Filme (5.0): "Redentor", Brasil, 2004


   Quando assisti "Redentor" duas vezes no cinema, em 2004, devo ter pensado: "agora o cinema brasileiro vai! Não, na verdade agora o cinema brasileiro foi! Deu o salto que todo cinéfilo tupiniquim sonhou e agora teremos um cinema de dar orgulho!"... Pois é, doce sonho. Como pode termos regredido - ou deixarmos de progredir - tanto após termos conseguido realizar grandes obras tal como "Redentor"? Não sei a resposta, mas uma coisa tenho absoluta convicção: "Redentor" é uma das melhores obras brasileiras.



O elenco de "Redentor" é muito bom, inclusive, está centralizado na família do diretor Claudio Torres - filho de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, que também estão no filme. Além da famiglia, o elenco contém Pedro Cardoso, Miguel Falabella, Camila Pitanga, Stênio Garcia, Lúcio Mauro, José Wilker, dentre outros e, este excelente elenco está tão bem alinhado que acabam sendo o destaque do filme.


   A trama gira em torno dos negócios de família de dois amigos, que sempre tiveram uma relação de disputa - e que sempre foi vencida pelo filho do dono da construtora - porém, anos depois uma pendência entre eles é o estopim para a finalização desta rixa, que acaba envolvendo a todos, inclusive Deus, com seus milagres milagrosos!

   Filme que vale a pena, mas é também é uma pena pensar que 10 anos depois pouco se pode dizer positivamente em relação ao nosso cinema.

Comentários