Filme (3.0): "Prova de Redenção', 2012, Espanha e Itália


    O contexto histórico de "Prova de Redenção" mais uma vez abrange uma guerra civil centrada na explosiva região das antigas repúblicas socialistas da extinta URSS, no caso, na Iugoslávia, nos de idos de 1992.

   Os conflitos ocorreram no fim da guerra fria, e eclodiram a partir de interesses políticos e religiosos motivados de três grandes grupos que compunham o país: sérvios cristãos ortodoxos, croatas católicos romanos e bósnios muçulmano.
Estes conflitos foram marcados por muita morte de inocentes e também por muito crime de guerra.

   O filme - felizmente muito menos chato que este "prelúdio" - tem como pano de fundo justamente o início destes conflitos, porém, não há posicionamento algum em relação aos três grupos citados (que inclusive sequer são citados), mas estes conflitos dão início e interferem dramaticamente na vida dos personagens.


   Emilie Hirsch e Penélope Cruz interpretam um improvável casal. A esterilidade de PC fica evidenciada na primeira metade do filme e, coincidentemente o filme também parece um pouco infrutífero, visto que é muito arrastado e até certo ponto não se consegue entender por que aqueles personagens estão ali ou para onde irão.

   Porém, num dado momento as coisas começam a elucidar-se, o contexto fica mais claro e os personagens se revelam e, por fim, uma bela relação materna se constrói e se explica, apesar de vários solavancos.

   Pois, bem, "Prova de Redenção" testa a nossa paciência no seu início - uma "Prova de Paciência" -  mas consegue se recuperar numa boa "Prova de Redenção" e acaba belamente.
_________________________________________________________________________________
Fragmentos Infanto Jacozianos: 

Paciência é algo admirável,
Um olhar altivo procura o que nunca terá,
Um osso talvez, 
Um olhar, 
Uma nota,
Nada. Somente o que nunca terá.

Comentários

  1. Penélope Cruz está mais enrugada que uma laranja velha e o tal menino da Natureza Selvagem tá parecendo muito feliz... Fora isso, filme bom.

    ResponderExcluir
  2. PC estava envelhecida para o personagem.
    Já EH realmente estava saltitante, feito o seu personagem mais famoso em "Na Natureza Selvagem".

    Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário