Pular para o conteúdo principal

Filme (4.0): "A Parte dos Anjos", UK, 2013


   "A parte dos Anjos" se enquadra no filmes que costumo chamar de redondinhos. Este tipo é daqueles que nem sentimos que o filme demorou quase duas horas, no qual começa, transcorre soltinho e sem sobressaltos termina muito bem, sem deixar nada pendente.

   Ainda fico estremante satisfeito, pois não houve muito drama, apesar de dramático, sem ser pastelão, apesar de caricaturizado e, com um fim inspirador que se fecha no próprio filme, quase sem necessidade de reflexão e busca por entendimento. Um filme simples, porém muito bom.


   (Com spoilers - ou seja, a partir deste trecho há revelações importantes da trama do filme e não recomendo que continue lendo se ainda quer assistir ao filme)

   A história começa revelando um grupo de "marginais",  que cometeram pequenos delitos e que irão pagar através de penas alternativas à prisão ou multa. Um destes infratores está iniciando uma vida familiar - sua namorada está grávida - porém, há vários conflitos que ele precisa resolver. Bom, o responsável pela aplicação da pena alternativa se sensibiliza com o drama do garoto e resolver dar uma ajudazinha. Neste ínterim este senhor - sem intenção - acaba descortinando um interessante mundo para este garoto e que descobre que possui uma sensibilidade para detectar aromas e sabores de destilados.


   Entre umas e outras degustações o garoto e parte do grupo de infratores, que acabaram se tornando bons amigos, comentem um outro interessante crime: roubam parte de uma rara "safra" de destilados encontrado num barril com mais de 60 anos. O crime não é sequer percebido pelos roubados e, o dinheiro ajuda a todos a continuarem suas vidas, em especial a do garoto, que poderá reiniciar a sua vida familiar com mais tranquilidade.

   Um belo filme.

Fonte das notas: www.adorocinema.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20