Pular para o conteúdo principal

Filme (3.0): "Ninfomaníaca - Volume 1" + "Ninfomaníaca - Volume 2", EUA, 2013

Classificação: 3 Narigadas! 

Lars Von Trier é um cineasta excêntrico. Suas obras nunca passam impunes pelo cinema, pois frequentemente recebe críticas dos espectadores, ou do mundo dos negócios cinematográficos, ou ainda de seus fãs... Me incluo neste último caso - já que me considero um fã da obra de LVT.

Ninfomaníaca-Poster-2-Close-up

Há inúmeras especulações sobre esta filme. As principais do background são originadas justamente pelo diretor, que produziu um filme com quase 5 horas e com fortíssimas cenas de sexo explícito - fortíssimas para o cinema, mas com certeza "amadoras" para os xvídeos. Porém, o cinema comercial como conhecemos não admitiria um filme tão longo e nem tão pornográfico e, por isso o filme foi dividido em 2: rachado no tempo e poupado das piores cenas (!)... Apesar disso dizem que no fim de 2014 sairá a versão do diretor - completa.

  

O filme foi muito bem divulgado. Há inúmeros trailers, cartazes, notícias em veículos especializados em cinema, enfim, o filme gerou uma expectativa muito grande além da grande normal expectativa do que há por vir no próximo filme de LVT e, sinceramente acho que foi esta grande vontade que frustou o filme.

O desenrolar da história é chato. As cenas de sexo são totalmente premeditadas, visto que são relatadas pela Ninfa para um expectador que está ali justamente para ouvir as histórias da viciada. As analogias do sexo com pescaria e música me soaram muito ridículas. Soaram comparação forçada.

A evolução da personagem principal Joe e sua angústia por ter "pecado durante toda a sua vida" não chocam nem o ridículo espectador personagem, nem aquele sentado do outro lado da tela.

Não se pode negar que o filme é excêntrico - tal como seu idealizador - e considero grande mérito produzir uma obra que se situe fora da curva do convencional, diferente daquelas mesmices do cinema Hollywoodiano. Este mérito LVT leva e levará consigo eternamente.

Fonte destas notas: www.adorocinema.com

Obs. Falando nisso, ou naquilo - ou seja, na coragem de LVT ao criar um filme 
"diferente", acho que vou mudar a minha nota para este filme.

Classificação: 4 Narigadas! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20