Filme (3.0): "Ninfomaníaca - Volume 1" + "Ninfomaníaca - Volume 2", EUA, 2013

Classificação: 3 Narigadas! 

Lars Von Trier é um cineasta excêntrico. Suas obras nunca passam impunes pelo cinema, pois frequentemente recebe críticas dos espectadores, ou do mundo dos negócios cinematográficos, ou ainda de seus fãs... Me incluo neste último caso - já que me considero um fã da obra de LVT.

Ninfomaníaca-Poster-2-Close-up

Há inúmeras especulações sobre esta filme. As principais do background são originadas justamente pelo diretor, que produziu um filme com quase 5 horas e com fortíssimas cenas de sexo explícito - fortíssimas para o cinema, mas com certeza "amadoras" para os xvídeos. Porém, o cinema comercial como conhecemos não admitiria um filme tão longo e nem tão pornográfico e, por isso o filme foi dividido em 2: rachado no tempo e poupado das piores cenas (!)... Apesar disso dizem que no fim de 2014 sairá a versão do diretor - completa.

  

O filme foi muito bem divulgado. Há inúmeros trailers, cartazes, notícias em veículos especializados em cinema, enfim, o filme gerou uma expectativa muito grande além da grande normal expectativa do que há por vir no próximo filme de LVT e, sinceramente acho que foi esta grande vontade que frustou o filme.

O desenrolar da história é chato. As cenas de sexo são totalmente premeditadas, visto que são relatadas pela Ninfa para um expectador que está ali justamente para ouvir as histórias da viciada. As analogias do sexo com pescaria e música me soaram muito ridículas. Soaram comparação forçada.

A evolução da personagem principal Joe e sua angústia por ter "pecado durante toda a sua vida" não chocam nem o ridículo espectador personagem, nem aquele sentado do outro lado da tela.

Não se pode negar que o filme é excêntrico - tal como seu idealizador - e considero grande mérito produzir uma obra que se situe fora da curva do convencional, diferente daquelas mesmices do cinema Hollywoodiano. Este mérito LVT leva e levará consigo eternamente.

Fonte destas notas: www.adorocinema.com

Obs. Falando nisso, ou naquilo - ou seja, na coragem de LVT ao criar um filme 
"diferente", acho que vou mudar a minha nota para este filme.

Classificação: 4 Narigadas! 

Comentários