Filme (3.0): "Elysium", 2013, EUA

Classificação: 3 Narigadas! 


 

Wagner Moura e Alice Braga



Elysium é um filme brasileiro. Ponto. Ponto final.

Ponto final? Tá bom, reabro. Ponto? Tá bom, tá bom... Forcei a barra!

Elysium não é um filme brasileiro. Ponto. Ponto fin...
Poxa, mas tem tantos brasileiros. Inclusive, atores que recentemente estão no foco do cinema nacional (e também Hollywoodiano). Atores que reconhecidamente são ótimos... 

Paradoxo cerebral, my god! Acho que o sentimento é de carência. 
O cinema brasileiro está ruim, e isto não discuto. Exemplos como "Se Puder... Dirija!","Vendo ou Alugo"., "Casa da Mãe Joana 2", "Odeio o Dia dos Namorados", "O Concurso", "Minha Mãe é uma Peça", criam um sentimento de perda do cinema nacional que acabamos refletindo em qualquer outra obra que contenha qualquer pontinha de verde amarelismo... Por isso redigo: "Elysium" é um filme brasileiro. Wagner Moura está excelente e sua performance é digna de sua fama nacional. Alice Braga está bem... Coadjuvante, mas também muito bem.

O filme é uma ficção cientifica boa, que tem o mesmo excelente visual do outro filme dirigido pelo Neill Blomkamp (premiado por "Distrito 9"). Algumas coisas são chatíssimas, tal como a indecisão do Matt Damon ao decidir se salva o mundo ou sua pele. Outras são inexplicáveis, como a facilidade de acesso dos rebeldes à nave paraíso. 
A ideia geral do filme é muito boa e aliada ao excelente visual dos dois mundos mais a presença brilhante dos brasileiro deixa o filme interessante e altamente assistível .

Campos Elísios, por "Elysium"

Não posso deixar de explicar o significado do nome do filme.
[wiki] Nos Campos Elísios, os homens virtuosos repousavam dignamente após a morte, rodeados por paisagens verdes e floridas, dançando e se divertindo noite e dia, descrição semelhante ao céu dos cristãos e muçulmanos.[wiki]
Este mundo (onde os homens repousavam após a morte????) é o local onde os ricos humanos viviam após deixar a apocalíptica Terra... Campos Elísios.

Nota. Elisiane, paisagem florida onde danço, me divirto noite e dia. Te amo.




Comentários