Filme (4.0): "A Pequena loja de Suicídios", Bélgica , Canadá , França, 2012


   Eu já estou farto das animações tradicionais americanas. Cito algumas que não suporto nem ouvir falar: A Era do Gelo, Sherek, ... Monstros, etc., etc... Realmente cansei. Já gostei muito, inclusive os primeiros daqueles que citei acima, acrescentando principalmente "Procurando Nemo" e outros, mas enfim, me enchi.

   Não que eu não goste do gênero, gosto, mas falta inovação, atratividade. Na minha opinião estes filmes não evoluem de qualidade e inovações porque são feitos para uma classe de pessoas - as crianças -  cujas fileiras sempre se renovam, ou seja, para que inovar se sempre haverá novas crianças para assistir o mesmo? 

   Bom, como gosto do gênero procuro-o em outras paragens e felizmente encontro. Um dos achados foi este "A Pequena loja de Suicídios".

      

   Fica claro para mim que não posso simplesmente misturar todas as animações num mesmo gênero. Por exemplo, é claro que "Sherek" e este "A Pequena Loja de Suicídios" apesar de serem animações são de gêneros diferentes: um é uma comédia tradicional e o outro um drama [puro]. Generalizo para polemizar, mas ajeito para amenizar. Hahahaha...

   Pois bem. Esta animação francesa é diferente. O tema - suicídio - é sempre complicado, tanto religiosamente quando socialmente. Não se admite e ponto. Porém ,o filme vende a morte como solução, vendendo soluções para a morte. Como comentou a minha esposa, os vendedores vêem uma função social na atividade que exercem e, no fim das contas realmente é.

   A história da uma guinada quando nasce o pequeno da família, que inusitadamente nasce feliz e cheio de vontade de viver... E, por fim, altera totalmente o curso do filme. Ops, totalmente não.




Comentários