Filme (5.0): "Oblivion", 2013, EUA

Meia entrada por ser doador de sangue.

   Oblivion matou a saudades de ver Tom Cruise depois dos espetaculares Guerra dos Mundos, Minority Report - A Nova Lei, De Olhos Bem Fechados, Magnólia e Vanilla Sky (em ordem crescente dos filmes que mais gosto deste ator).

   Pois é, o filme vai muito além de TC. Muito além. Quando entrei no cinema acreditava que assistiria mais um pós apocalíptico no qual o mocinho salvaria o mundo com o seu poder pre-destinado, porém, felizmente, graças a Deus, aleluia não foi isso que vi. A trama é perfeita e nada explicativa, o que nos faz refletir um bocado após o filme, tentando juntar os pedaços que lembramos para que possamos entende-la. O não entendimento imediato  do fechamento da trama não nos faz perder nada durante o filme e melhor ainda, nos faz pensar algum tempo sobre os acontecimentos.

   O visual do filme é sensacional. Desde a estação de apoio (casa?) do "casal", até as lunáticas  e desérticas paisagens do pós-guerra são excepcionais. Há um contraste de cores muito bacana entre o refúgio escondido do Jack e das demais paisagens, o que por si só torna capaz de entendermos o significado daquele lugar para o personagem. Só não gostei muito da motocicleta... Achei meio infantil demais... Tinha esquecido da casa do "casal", que é muito legal, com destaque para a mega piscina.

   A trama é muito bem enlaçada. É difícil montá-la. Decifrar como e qual é a importância da personagem que cai na Terra e se diz esposa de Jack é trabalhoso. Uma cuidadosa explicação visual no fim do filme traz o segredo do sucesso do entendimento.

   A personagem Vika me intrigou muito. No começo do filme desconfiava dela, todavia não entendia o que me intrigava... Felizmente não me decepcionei e fiquei muito surpreso com o andamento.

   Olha, mais uma vez saliento que o filme é excepcional e valeu todos os meus R$22,00 que gastei para me escarrapachar na sala VIP do Shopping Cristal.

   Nota. Na sala VIP do Shopping Cristal há um atendimento de garçons, acredita? Se você pedir com antecedência servem pipoca, bebidas... Um casal que estava ao nosso lado estava tomando vinho em taças! Minha esposa balbuciou: "olha, isso realmente é novidade para mim", quando uma pipoca foi anunciada na entrada da sala.

Comentários