Filme (2.0): "O Pecado de Hadewijch", França, 2009


Costumo publicar uma foto/vídeo do filme no meio do post, mais ou menos após fazer algum comentário, porém, esta foto de uma certa forma resume tudo que se passa neste peculiar filme francês.

Das várias experiências que tive com películas francesas na maioria delas se percebe uma verborragia (usando o termo usado pela minha esposa), porém neste não. Nesse é o silêncio e a contemplação que dão a tônica do ritmo do filme. A foto do início do post realmente diz muito e também faz muito sentido o filme ser quieto, silencioso. Ele nos faz pensar enquanto a pequena Céline reza e se martiriza pela sua vida. 
Inclusive, apesar de parecer vagaroso e simples, a montagem do filme nos deixa confusos, parecendo que é certas coisas não se encaixam no tempo que aparecem... Bom, acho que é isso mesmo que ocorre.

Eu sempre achei que ela estava se martirizando por algo que fez.
Cheguei a pensar que ela não tinha feito nada.
Me surpreendi quando descobri o que ela fez, porém não o que já tinha feito, mas sim, o que ela fez.

Certos comportamentos são justificados independente de religião (onde se passa a discussão do filme). Talvez a questão não esteja nas religiões, mas sim na incapacidade de se compreender do ser-humano.

Por fim, acho que eu não deveria ter escrito nada. Faria mais sentido em relação à tônica do filme.

Classificação: 2 Narigadas


Comentários